Spartan, o novo browser da Microsoft, terá recursos inéditos - veja a primeira imagem "vazada" dele

Começaram a surgir as primeiras informações sobre as novidades que veremos disponíveis no novo navegador da Microsoft, conhecido como Spartan. Recursos como a capacidade de fazer e compartilhar anotações em páginas da web, integração com a Cortana e outras diferenças na interface são explicados abaixo.

O novo navegador tem "suporte à tinta", o que significa que usuários do Spartan poderão fazer anotações em sites e salvar e compartilhar suas "versões editadas" através do OneDrive da Microsoft. A nuvem salva uma cópia do site com as anotações, que pode ser visualizada em qualquer navegador, em múltiplas plataformas. Usuários compartilhados que podem ver essa versão com anotações, podem fazer suas próprias edições por cima e compartilhar com seus amigos, criando um ecossistema próprio de versões "rabiscadas" de páginas originais.

Outra mudança é que, no Spartan, segundo as informações vazadas, a Cortana substituiria o Bing. Além de funcionar como buscadora oficial, ela exerce sua função de "secretária" no browser também, ajudando o usuário a encontrar passagens aéreas, reservar quartos em hotéis, rastrear encomendas e etc.

A imagem acima é borrada e de baixa qualidade, mas o Neowin garante que é verdadeira. Apesar da qualidade, nela é possível perceber que o Spartan se assemelha mais ao Chrome e ao Firefox do que ao Internet Explorer. Essa mudança traz uma ênfase nas abas do navegador, que também contam com um novo recurso, em que elas podem ser agrupadas juntas, do mesmo jeito que o Windows faz com muitas janelas na barra de tarefas em sua configuração padrão.

A Microsoft pretende fazer da experiência do uso do Spartan exatamente a mesma em PCs, tablets e smartphones, tentando realmente integrar essas diferentes plataformas. O browser vai ser disponibilizado como um app na Windows Store e receber atualizações como qualquer outro aplicativo. As atualizações serão sempre as mesmas e lançadas juntas em todas as versões do navegador, tanto para o desktop como para dispositivos móveis.

- Continua após a publicidade -

Esperamos obter informações oficiais sobre o Spartan no próximo evento da Microsoft, que acontece dia 21 deste mês.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2015/1/8/7516489/windows-10-new-browser-spartan-features{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.