Intel trabalha com Jaguar e Land Rover em tecnologia que alerta motoristas de perigos na estrada

No final de 2013, a Jaguar e a Land Rover anunciaram uma parceria com a Intel, com o objetivo de melhorar os sistemas de entretenimento de seus carros. Agora, durante a CES 2015, as empresas revelaram uma tecnologia que alerta os motoristas de perigos na estrada.

Chamada de Driver Monitor System (DMS), ela monitora os movimentos dos olhos de quem está dirigindo o carro. Com isso, o sistema detecta se essa pessoa está com sono ou distraída. Além disso, o DMS monitora o que acontece na estrada, e alerta o motorista de possíveis perigos.

O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Seeing Machines, empresa especializada em tecnologias relacionadas à visão. Uma capacidade interessante do DMS é que ele consegue acompanhar os olhos do motorista mesmo que ele esteja com óculos de Sol. Para conseguir isso, porém, é necessário um hardware potente. Essa parte ficou por conta da Intel, que desenvolveu um Core i7 customizado para colocar nos carros.

"Se estivermos projetando o capô transparente ou ajudando o motorista a navegar seguindo um carro fantasma (ambas tecnologias que apresentamos recentemente), o DMS será muito útil para entender exatamente o momento em que o motorista perde atenção na estrada para ver outra informação, às vezes do próprio carro", explica Wolfgang Ziebart, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover.

Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.