Intel revela o Curie, chip do tamanho de um botão para aparelhos vestíveis

A Intel revelou durante sua conferência na CES 2015 o protótipo do Curie, computador do tamanho de um botão voltado para dispositivos vestíveis, os wearables. Ele chega como sucessor do Edison, anunciado na CES do ano passado e que era um pouco maior. A nova solução pode ser utilizada em anéis, bolsas, braceletes, pingentes, acessórios fitness e até botões.

O Curie foi revelado pelo CEO da Intel Brian Krzanich, que arrancou um botão do paletó e disse a todos que aquilo era um computador – o módulo estava preso ali atrás. O pequeno chip é uma solução de baixo consumo de energia que possui bluetooth e sensores de movimento, como o giroscópio e acelerômetro.

Ele vem equipado com microcontrolador Intel Quark de 32 bits, possui memória flash de 384kB e 80kB de memória SRAM. De acordo com a empresa, “a combinação de componentes integrados no módulo faz com que ela seja a primeira plataforma do tipo da Intel, em tamanho e flexibilidade, que permite aos consumidores criar dispositivos pequenos e com bateria de longa duração.”

A bateria tem sido um dos principais desafios das empresas que criam dispositivos vestíveis, pelo pequeno tamanho do objeto e a pouca autonomia. O Curie pode ser a solução para corrigir, ou amenizar, esse problema. A Oakley já fechou uma parceria com a Intel para utilizar o chip em seus óculos. Para aprimorar ainda mais o computador super pequeno, a Intel vai disponibilizar kits de desenvolvimento do módulo na segunda metade de 2015.

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.