Roteador de energia da Energous carrega smartphones e tablets a até 6 metros de distância

Para quem está cansado de ter tantos fios de energia pela casa, o novo roteador da Energous vem como uma indicação de um futuro promissor. Apesar de estar em estágios ainda muito iniciais de desenvolvimento, ele já permite que se carregue tablets e smartphones a distâncias de até 6 metros, sem a necessidade de fios.

Para isso, o roteador usa um sistema chamado WattUp, que se comunica com os dispositivos da sala usando um Bluetooth de baixa energia. Assim que ele tiver se comunicado com o aparelho, ele envia sinais RF focados, que operam nas mesmas frequências que o Wi-Fi. Esses sinais são convertidos em energia de corrente direta por um pequeno chip que fica incorporado no dispositivo.

A geração mais recente do sistema possui 70% de eficiência, enquanto os carregadores wireless atuais Â– de menor distância Â– atingem 90%. O mais interessante é que esse chip pode ser implementado em outros gadgets. Portanto, seria possível alimentar televisores, auto-falantes e outros aparelhos de maneira wireless. Basta a tecnologia ser implementada pelas fabricantes. Mas, para isso acontecer, deve levar uns bons anos ainda.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.