Nvidia lança o Tegra X1; chip octa-core vem equipado com a arquitetura Maxwell

Mantendo o ciclo de apresentação de nova geração do Tegra na CES, a Nvidia lançou durante uma coletiva com a imprensa em Las Vegas a nova geração do chip para dispositivos móveis, o Tegra X1. A grande novidade do SoC são os gráficos, agora baseados na arquitetura Maxwell, a mesma presente nas placas e vídeo. São no total 256 núcleos no chip gráfico - eram 192 no Tegra K1 - com 16 ROPs e 16 unidades de texturas, capazes de lidar com vídeos na resolução 4K em 60 quadros por segundo.

Na parte de processamento, o Tegra X1 também trouxe importantes evoluções. sendo que a CPU possui oito núcleos, quatro Cortex A-57 de alta performance e quatro mais compactos Cortex A-53, operando em 64-bits. De acordo com a Nvidia, este chip é capaz de 1 TFlop de processamento consumindo apenas 4W. Os grandes destaque são o aumento de performance e eficiência energética, sendo que o X1 é capaz de superar o Tegra K1 com um desempenho até 1.4x superior ou executar a mesma carga de trabalho consumindo apenas metade da energia. O processador é compatível com memórias RAM de até 4GB LPDDR3 ou LPDDR4 e vem na litografia de 20 nanômetros.

Entre as demonstrações de performance, a Nvidia apresentou uma demo da Unreal Engine 4, a "Elemental". De acordo com Jen-Hsun, CEO da Nvidia, dois anos atrás era preciso uma placa de vídeo com consumo de 300 Watts para executar esta mesma demonstração, rodada nos 4W do Tegra X1. De acordo com benchmarks da própria Nvidia o Tegra X1 entrega o dobro de performance que o A8x, que equipa tablets e smartphones da Apple. Além dos tablets, o principal foco do Tegra X1 são os automóveis, equipando centrais multimídias e sistemas de entretenimento e informação de carros.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.