Nasa vai hackear robô Opportunity para corrigir problema na memória

A Nasa vai hackear o Opportunity, que explora o solo de Marte há mais de 10 anos, para solucionar um problema na memória do robô. O objetivo é fazer com que ele ignore as partes do sistema com defeito e continue mandando informações para a Terra. O robô tem reiniciado inesperadamente, fazendo com que as informações recém captadas se percam ou que a comunicação com a Nasa seja interrompida.

De acordo com a agência americana, o problema estaria na memória flash do robô que sofreu um desgaste no decorrer dos anos. A falha acontece no momento em que ele tenta gravar as informações na parte danificada e não consegue, gerando a reinicialização do sistema. É como se ele estivesse com amnésia, “esquecendo” eventos recentes. A Nasa via hackear o sistema para fazer com que apenas as partes sem problemas da memória sejam utilizadas.

Os problemas começaram a aparecer em meados do ano passado, obrigando a Nasa a formatar a memória em setembro para tentar solucionar a falha. No natal, ela chegou a perder por completo a conexão com a Nasa. Mesmo com esse contratempo, a sonda já superou as expectativas da agência. Quando ela foi lançada, em 2003, a intenção era que ela ficasse em solo marciano por apenas 3 meses. Em dez anos, ela já percorreu mais de 41,8 quilômetros.

{via}Veja| http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nasa-vai-hackear-robo-explorador-de-marte{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.