Hackers alegam ter enganado sensor de digitais usando apenas fotografias de dedo de ministra

Parece coisa de cinema, mas um membro de um coletivo alemão de hackers alega ter copiado as digitais de uma pessoa usando apenas algumas fotos tiradas com uma "câmera fotogrÁfica padrão". O hacker se chama Jan Krissler, faz parte do Chaos Computer Club, e a pessoa de quem ele diz ter copiado as digitais é ninguém menos do que a ministra de defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen.


Segundo hacker, basta algumas fotos para mapear as digitais da ministra de defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen

De acordo com Krissler, bastou apenas um close do dedão da ministra e algumas fotos de ângulos adicionais, todas tiradas durante um evento público. "Identificações biométricas que utilizam informações estÁticas como reconhecimento facial ou de digitais não são coisas comuns de serem forjadas. Porém, a maioria das pessoas jÁ aceitou que essa não é uma grande maneira de obter segurança, pois são métodos que podem ser forjados", explica o expert em cibersegurança Alan Woodward, da Universidade de Surrey, em entrevista para a BBC.

Essa discussão toma uma dimensão ainda maior no Brasil, onde hÁ planos para usar a identificação biométrica nas eleições como forma de evitar fraudes. Isso jÁ aconteceu em 2014, onde 21 milhões de eleitores, que representam 15% do total, usaram a tecnologia. Apesar de muitas seções terem usado a tecnologia sem problemas, ela apresentou defeitos em 4 estados diferentes mais o Distrito Federal. Isso causou filas e atrasou o fechamento de uma série de seções.

Porém, quando tratamos de iPhones ou outros smartphones, não hÁ grandes causas para preocupações. Afinal, não basta copiar as digitais de alguém. Também é preciso ter o celular em mãos para poder invadir a conta dessa pessoa. Mas talvez agora você finalmente tenha um bom motivo para desbloquear o iPhone usando o mamilo.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2014/12/29/7464409/hacker-copies-fingerprints-from-photographs{/via}

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.