Ler em tela iluminada antes de dormir prejudica o sono, revela pesquisa

Se você costuma ler em um tablet ou e-reader antes de dormir, além de sua visão cansar mais rÁpido, o sono pode estar sendo afetado. O efeito nocivo das telas iluminadas vem sendo estudado durante anos e uma nova pesquisa confirma o que jÁ era imaginado ou sentido por alguns: se você quer dormir direito, não leia um ebook, nem navegue na internet.

O estudo foi feito pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Durante duas semanas, doze voluntÁrios leram um livro antes de dormir, às 10h da noite. Eles utilizaram um iPad por cinco dias  e em outros cinco, leram em um livro de papel.

Os cientistas descobriram que ao ler em uma tela iluminada, os voluntÁrios demoraram uma média de 10 minutos a mais para dormir e tiveram uma perda de 10 minutos no sono REM. Amostras de sangue mostraram que os participantes também tinham níveis mais baixos do hormônio melatonina e que o ciclo de sono foi atrasado em uma hora e meia.

No entanto, o estudo pode ser questionado por ter analisado uma pequena amostra e pelas diferentes configurações de e-readers disponíveis no mercado. À BBC, o autor do estudo, professor Charles Czeisler, disse que "a luz emitida pela maioria dos e-readers é refletida diretamente nos olhos do leitor, enquanto com livros impressos ou Kindle, o leitor é exposto apenas à luz refletida nas pÁginas dos livros." Ele ainda disse que a perda de sono  pode gerar uma série de problemas de saúde, de obesidade e diabetes a doenças cardiovasculares e câncer.

O distúrbio do sono com o uso de aparelhos antes de dormir estÁ associado ao tipo de luz emitida por telas eletrônicas. Se os usuÁrios de Kindle ficaram aliviados com o parÁgrafo acima, os pesquisadores de Harvard descobriram que qualquer dispositivo com tela iluminada – seja iPad, Kindle ou Note – estão expostos aos problemas causados por luzes artificiais de LED e fluorescentes.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2014/12/23/7439997/ebooks-tablets-disturb-sleep-patterns-circadian-rhythm{/via}

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.