BBC faz reportagem sobre linha de montagem de iPhone com turnos de 16 horas e Apple fica ofendida

A BBC publicou nesta quinta-feira uma reportagem mostrando a linha de montagem do iPhone 6 onde funcionÁrios da empresa chinesa Pegatron trabalham em turnos de 16 horas. Um vídeo feito por jornalistas da BBC mostram os dormitórios, trabalhadores esgotados e menores trabalhando na fÁbrica de Pegatron, que é responsÁvel pela montagem dos aparelhos da Apple. Em um comunicado, o CEO da Apple, Tim Cook, se mostrou "profundamente ofendido" com as acusações feitas pela reportagem da BBC.

Um repórter da BBC disfarçado se infiltrou na montagem de peças para computador da fÁbrica e trabalhou 18 dias seguidos até conseguir uma folga, depois de muitos pedidos. Outro jornalista, que trabalhou em um dos turnos de 16 horas, disse que mal conseguia se mover devido ao cansaço.

"Mesmo quando eu estava com fome eu não levantava  para comer. Eu só queria deitar e descansar. Eu não consegui dormir à noite por causa do stress."

Este não é o primeiro caso envolvendo a empresa da maça e condições de trabalho desumanas. Em 2010, 14 funcionÁrios se suicidaram após vÁrias horas de trabalho na Foxconn, empresa taiwanesa responsÁvel pela montagem de produtos para a Apple.

 A Apple se recusou a dar entrevista para a matéria da BBC, mas disse que trabalha com os seus fornecedores para "evitar o excesso de horas extras".

- Continua após a publicidade -

"Não conhecemos nenhuma outra empresa fazendo o mÁximo que a Apple faz para garantir condições de trabalho justas e seguras, para descobrir e investigar problemas, para corrigir e seguir adiante quando surgem problemas, e para garantir a transparência nas operações de nossos fornecedores " 

- Jeff Williams, vice-presidente sênior de operações da Apple

O vice-presidente sênior de operações da Apple, Jeff Williams disse que o CEO da Apple, Tim Cook, estÁ "profundamente ofendido com as acusações". Williams disse que a Apple estÁ monitorando as horas semanais de mais de um milhão de trabalhadores e que a média de horas semanais de trabalho na Pegatron é de 55, o que estaria dentro do limite mÁximo de 60 horas regulamentadas.

{via}BBC|http://www.bbc.com/news/business-30532463{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.