AMD está trabalhando em um recurso de controle dinâmico de frames

A AMD estÁ desenvolvendo um novo recurso para suas placas de vídeo da linha Radeon. Intitulada Dynamic Frame Rate Control, a ferramenta foi revelada pelo diretor de relações públicas da empresa, Chris Hook, no fórum da 3DCenter, e tem o objetivo de reduzir o consumo de energia em paralelo à redução de frames. Esta tecnologia estarÁ presente na próxima versão do Catalyst e funcionarÁ através da redução da velocidade de clock da GPU para alcançar a taxa de quadros exigida.

Em situações convencionais, você pode limitar a taxa de frames para 30 ou 60 através do VSync, o que reduz minimamente o aquecimento. Até o momento, a AMD nunca anunciou tal recurso, sendo que o mais próximo disponível atualmente é a tecnologia DRR (Dynamic Refresh Rate), com a diferença de que a nova ferramenta pode ser escalÁvel conforme a configuração do usuÁrio.

Ao contrÁrio do que se acredita, jogos que exigem menos do sistema não fazem a GPU consumir menos energia do que os títulos mais pesados. Ainda que as placas de vídeo atuais consigam aumentar ou reduzir seu desempenho automaticamente – e assim, reduzir o consumo de eletricidade – normalmente isso não ocorre com muita eficiência, resultando em diferenças mínimas de consumo. A maioria das reduções mais significativas depende do vCore, ou voltagem do processador. O Dynamic Frame Rate Control é uma tecnologia mais promissora neste ajuste e melhoria de eficiência energética.

(via Wccftech)

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
amd
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.