Pesquisadores criam cliente de BitTorrent completamente anônimo e "impossível" de ser derrubado

Com a recente queda do Pirate Bay e uma possibilidade cada vez maior que o site não volte, usuÁrios de torrents têm procurado alternativas para realizarem seus downloads. Nesse contexto que pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft reportaram um grande crescimento no número de pessoas experimentando o seu Tribler, um cliente de BitTorrent que garante o anonimato de seus usuÁrios por uma rede "estilo Tor" e que promete ser impossível de ser derrubado.

O Tribler é um cliente de BitTorrent que garante o anonimato de seus usuÁrios por uma rede "estilo Tor" e que promete ser impossível de ser derrubado.

Como dito em seu site oficial, o Tribler "NÃO" usa a rede Tor normal, mas uma "versão melhorada", no mesmo estilo de camadas. UsuÁrios são protegidos por camadas de proxy que tornam difícil a identificação do conteúdo sendo transferido, de onde ele sai e para onde ele vai. Tudo com encriptação "end-to-end", ou seja, só as pontas sabem o que é o arquivo, quem envia e quem recebe. Quanto mais camadas, maior a garantia do anonimato, mas também é maior a queda na velocidade. É por isso que os criadores do Tribler querem cada vez mais usuÁrios, principalmente compartilhando conteúdo, pois isso garantiria uma velocidade maior. Segundo os pesquisadores, sua versão da rede Tor jÁ é naturalmente mais rÁpida que a comum.

O anonimato para fazer o download ou upload (tornar-se um seeder), porém, ainda estÁ em fase de testes. Uma vez que o programa é muito novo, seus próprios desenvolvedores pedem por ajuda da comunidade em fornecer feedback de como vai o andamento desse sistema de proteção de identidade.

O segredo do Tribler para não poder ser derrubado é não confiar num servidor central, funcionando realmente como um "enxame" (swarm). Segundo o professor Pouwelse, um dos idealizadores do Tribler, a criação de um cliente torrent focado no anonimato e "impossível" de ser tirado do ar vem de uma preocupação com medidas regulatórias e até censuradoras de autoridades contra a liberdade na internet.

- Continua após a publicidade -

"Eventos recentes mostram que governos não hesitam em bloquear o Twitter ou atacar websites, confiscar servidores e roubar nomes de domínios. O time do Tribler vem trabalhando hÁ 10 anos para se preparar para a era de soluções com menos servidores e supressores agressivos."


{via}Neowin|http://www.neowin.net/news/tribler-makes-bittorrent-anonymous-and-impossible-to-shutdown{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.