Saiba o que as memórias DDR4 trazem de novidade em relação às DDR3


As memórias DDR4 chegaram ao mercado hÁ alguns meses, trazendo uma série de novidades e melhorias sobre a geração anterior, a DDR3. Porém, assim como aconteceu com a versão anterior, ainda levarÁ um tempo até as novas memórias se tornarem maioria absoluta nos PCs dos gamers do mundo inteiro Â– segundo a empresa de consultoria IC Insights, isso deve acontecer em 2016. Mas você sabe o que justifica a troca do padrão novo pelo antigo? É isso que vamos explicar neste post.

De maneira resumida, podemos dizer que as memórias DDR4 trazem melhorias em 3 importantes Áreas: maior capacidade, maior escalabilidade de desempenho e maior eficiência energética. Para começar, a menor velocidade que você vai encontrar em memórias com o novo padrão é 2.133 MHz. Modelo considerador de alto desempenho com a tecnologia DDR3 traziam um clock como esse, apsar de atingirem clocks mais altos. JÁ com as DDR4, é possível atingir até 3.200 MHz.

Porém, a maior velocidade é apenas parte das novidades. Afinal, também hÁ melhoras no consumo de energia. O novo padrão requer apenas 1.2 V por módulo, contra 1.5 V dos modelos DDR3. Pode parecer uma pequena mudança, mas isso significa que as memórias DDR4 consomem até 40% menos energia do que a geração anterior.

Para completar, a expectativa é de que a capacidade das memórias chegue a um nível absurdo durante a atual geração. O motivo é o suporte da tecnologia DDR4 a chips de maior densidade. Junto das novas tecnologias de empilhamento que estão sendo desenvolvidas, isso vai permitir que um único módulo de memória DDR4 possua capacidade 256 GB ou até de 512 GB!

- Continua após a publicidade -

Como complemento, o novo padrão também traz avanços na Área da confiabilidade. HÁ avanços nas verificações de redundância cíclica, na detecção de paridade das transferências de "comando e endereço" e na integridade do sinal, assim como outros recursos RAS robustos. Isso faz com que o DDR4 seja o padrão de memória Ram mais confiÁvel jÁ feito até hoje.

HÁ pequenas mudanças na estrutura física das memórias com o novo padrão. É importante notar também que os modelos DDR4 não são compatíveis com as placas-mãe DDR3, e vice-versa. Até por isso, o notch (encaixe) das memórias foi reposicionado, então é impossível o usuÁrio instalar a memória incorreta de maneira acidental.

As memórias DDR4 são também mais espessas que as da geração DDR3, permitindo que sejam acomodadas mais camadas de sinal. Ao invés de ter 240 pinos, cada módulo possui 288. Para completar, os novos modelos DDR4 também trazem uma borda curva, que facilita a inserção na placa-mãe, alivia o estresse no circuito impresso durante a instalação e ainda ainda melhora o contato elétrico.

- Continua após a publicidade -

No momento, nossa linha de memórias DDR4 é a HyperX Predator. Elas são otimizadas para funcionar junto com a plataforma mais recente da Intel, o chipset X99. Por isso, elas são as memórias ideias para utilizar junto de um novo processador Intel Core i7 e 6 ou 8 núcleos.

Tags
  • Redator: Redação

    Redação

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.