Apple fecha sua loja online na Rússia devido a oscilação da moeda do país

A Apple não tem nenhuma loja física na Rússia e  parou de vender seus produtos via internet no país nesta quarta-feira, devido a constante oscilação da moeda russa, o rublo. O país governado por Vladimir Putin estÁ passando por uma grande crise financeira e, ontem, a sua moeda perdeu 20% do seu valor em relação ao dólar. Esta é a segunda vez que a empresa americana fecha seu website na Rússia.

A companhia que tem base na Califórnia lançou um comunicado sobre o fechamento do site:

Devido às oscilações extremas no valor do rublo, a nossa loja on-line na Rússia estÁ indisponível no momento, enquanto nós revemos os preços 

Quem acessar a loja russa da Apple, serÁ recebido por uma mensagem de "nós iremos voltar" em diversas línguas. Em novembro, o site ficou fechado por 24 horas e depois voltou com os preços dos produtos 20% mais altos.

Apesar da falta de lojas físicas da empresa no país, a Rússia é um mercado bem ativo para a Apple. Em 2013, as vendas de iPhones no país dobraram em ralação aos anos anteriores e 1,57 milhões de aparelhos foram vendidas no país. O iPhone 6 também teve uma boa recepção na Rússia, mesmo custando US$ 200 a mais do que nos Estados Unidos. Entretanto, o mercado de smartphones no país é liderado pela Samsung, e a Apple é famosa por ser a marca da elite russa. 

O primeiro ministro do país, Dmitry Medvedev é uma das pessoas influentes que curte os produtos com o logo da maça. Em 2010, Medvedev ganhou um iPhone do próprio Steve Jobs. Por outro lado, o presidente do país, Vladimir Putin, não dÁ a mínima pra marca e não tem muita afinidade com coisas que envolvem internet.

- Continua após a publicidade -

A Apple não foi a única empresa a parar de vender seus produtos no país devido a crise financeira. Marcas de carros como BMW, Nissan, Ford e Honda também pararam o comércio na Rússia e só voltarão quando o rublo estiver estÁvel. 

{via}The Guardian|http://www.theguardian.com/technology/2014/dec/17/apple-russia-website-rouble-online-store-unavailable-currency{/via} 

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.