Build do Windows 10 vazada mostra a Cortana no sistema; evento em janeiro mostrará as novidades

O Windows 10 deve chegar aos consumidores "mais tarde" em 2015, ainda sem uma data definida. Enquanto o sistema não chega ao mercado, a Microsoft jÁ anunciou um evento em janeiro para demonstrar as principais novidades que a nova versão do sistema trarÁ, mas alguns vazamentos jÁ estão antecipando o que devemos ver na coletiva de imprensa.

A principal novidade é a introdução da assistente por voz Cortana, presente hoje na versão para smartphones do sistema da Microsoft. JÁ vazou um vídeo demonstrando um pouco das interações na interface do Windows, porém ficou evidente que o vídeo publicado pelo WinBeta trata de uma versão bastante inicial do recurso.

Hands-on: Instalamos o Windows 10 e mostramos para você as mudanças de interface e performance

Da mesma forma como opera no Windows Phone, a Cortana terÁ acesso ao calendÁrio, às anotações e serÁ capaz de acionar aplicativos e realizar buscas no Bing, tudo através de comandos por voz ou comandos digitados. A assistente ficarÁ localizada logo ao lado do "Botão Iniciar", em uma caixa e texto, na "Área de Trabalho". Os vazamentos não mostram onde o recurso ficarÁ na interface Modern, porém o mais provÁvel é que seja integrado na caixa de busca geral do sistema.

 

- Continua após a publicidade -

Outra mudança importante é a melhoria da interface de configurações, que estÁ com um visual mais próximo ao que víamos no tradicional "Painel de Controle". Hoje o sistema Windows possui uma lógica "híbrida": você começa alguns ajustes na interface Modern e é jogado na interface Desktop ao longo do caminho, ou vice-e-versa. A screenshoot pode ser um sinal que a empresa pretende unificar este processo em apenas uma interface.

Outra imagem vazada mostra a interface do app do Xbox para o sistema. Apesar de bastante iniciais, na screenshot jÁ é visível que a Microsoft busca uma integração maior entre os sistemas para videogame e computadores, e irÁ unir em uma única loja a venda de conteúdos como jogos, vídeos e músicas.

- Continua após a publicidade -

O evento para demostração do Windows 10 estÁ marcado para o dia 21 de janeiro, onde a Microsoft deve fazer a apresentação oficial destes novos recursos de seu sistema operacional. O Windows 10 ainda não tem data oficial de lançamento, sendo que a empresa se refere apenas ao prazo de "mais tarde em 2015". Para quem quiser dar uma conferida nos recursos antes do lançamento, pode se inscrever para o Techincal Preview, gratuitamente, através deste link. Ou conferir nosso hands-on com uma das primeiras versões de testes do sistema, onde jÁ mostramos alguma novidades da interface.

{via}The Verge|http://www.theverge.com/2014/12/14/7389563/windows-10-xbox-app-cortana-features{/via} 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.