Estudo faz estimativa de quantas vezes é necessário ver o e-mail diariamente para reduzir o estresse

Pesquisadores da universidade de Columbia descobriram que o estresse de uma pessoa aumenta com a quantidade de vezes que atualizam sua caixa de entrada de e-mail. Um estudo analisou o nível de irritação das pessoas ao checar seus inboxes por duas semanas, onde nos primeiros sete dias abriam três vezes ao dia e na segunda, quantas vezes quisessem. O teste contou com a anÁlise de comportamento de 124 adultos.

Como resultado no estudo da universidade, o nível de estresse durante a primeira semana era muito menor. Com base em um questionÁrio de dez minutos preenchidos todos os dias, as pessoas que checavam o e-mail menos vezes em um dia estavam muito mais felizes. A razão principal para o estresse, segundo a pesquisa, estÁ na troca de tarefas, que exige um realinhamento de atenção, além das emoções e assuntos pessoais interferindo na mente.

Só nos Estados Unidos, 92% da população adulta utiliza o e-mail para comunicação, e aproximadamente 183 bilhões de mensagens virtuais vão parar nas inboxes dos norte-americanos todos os dias. Com a metade da população do país tendo medo de ficar sem seu smartphone (uma condição nomeada como Nomofobia), o e-mail se torna responsÁvel por um grande papel em manter as pessoas conectadas entre si. 

Segundo o autor da pesquisa e candidato à PhD na universidade de Columbia, Kostadin Kushlev, a maioria dos participantes tinha dificuldade de checar os e-mails apenas três vezes ao dia. Os resultados apontam algo óbvio à primeira vista: as pessoas se sentem tentadas à checar suas caixas de entrada. Entretanto, resistir à essa tentação pode ajudar no controle emocional e na capacidade de manter a atenção em um assunto.

A melhor prÁtica, conforme o resultado da pesquisa, estÁ em separar um tempo específico do dia para checar e responder os e-mails, ao invés de checar e respondê-los um a um. Dividir entre três períodos específicos para isso – manhã, tarde e noite, por exemplo – é uma maneira de manter a organização do tempo e permitir um fluxo melhor de outras atividades.

- Continua após a publicidade -

{via}Mashable|http://mashable.com/2014/12/12/email-checking-study/{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.