Venda de tablets no Brasil sobe 18% no terceiro trimestre, diz IDC

No terceiro trimestre de 2014, foram comercializados no Brasil mais de 2,3 milhões de tablets. Isso resultou em um aumento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano passado e 18,3% em relação ao segundo trimestre. No total, foram vendidos mais de 590 mil tablets em junho, mais de 755 mil em agosto e mais de 963 mil em setembro. Os dados foram divulgados pela IDC Brasil.

"Após um primeiro semestre considerado fraco, impactado principalmente pela Copa do Mundo, as nossas expectativas estão se confirmando. Ou seja, apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas retomaram fôlego no 3º trimestre", afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil. Segundo ele, setembro teve um ótimo desempenho em função do início do abastecimento das lojas para o período de final de ano. "O Dia das Crianças, mais uma vez, foi uma data importante, mas devemos destacar a Black Friday, que, definitivamente, veio para ficar. Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4º trimestre de 2013", diz Hagge.

Sem muita novidade, tablets com Android são os mais vendidos

O estudo do terceiro trimestre de 2014 da IDC Brasil mostrou também que 95% dos tablets comercializados têm sistema operacional Android, que 88% dos aparelhos possuem tela de até 8 polegadas e que 78% custavam até R$ 500, sendo 51% abaixo dos R$ 300. "O tablet continua sendo o dispositivo mais barato para quem quer acessar a internet e os produtos de entrada continuam se destacando no mercado", completa Hagge.  Para 2014, a IDC Brasil prevê 17% de crescimento do mercado, com mais de 10 milhões de unidades vendidas. JÁ em 2015, a consultoria prevê alta de 10%. "A expectativa para o ano que vem pode ser impactada por projetos de educação que serão implementados pelo governo federal", ressalta o analista.

Híbridos são aposta para 2015

A venda de notebooks com telas destacÁveis não atingiu 10 mil unidades no 3º trimestre de 2014, mas a IDC Brasil espera um forte crescimento para os próximos anos, principalmente por conta da maior oferta de produtos de entrada. "Ainda é um mercado novo no país, o usuÁrio estÁ se acostumando com a ideia de ter duas opções de produto em um mesmo formato, mas os vÁrios lançamentos a preços populares tendem a impulsionar ao mercado. Para 2015, nossa estimativa é que a venda de notebooks com tela destacÁvel aumente em 500%", finaliza Hagge.

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  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

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