Pizzaria faz entrega com drone em SP e incomoda Anac e FAB

A entrega de encomendas com um drone, substituindo transportadoras e motoboys, jÁ é algo que vem sendo planejado para o futuro e testado por algumas empresas, como a Amazon. Aqui no Brasil, uma pizzaria de Santo André (SP) também resolveu utilizar o "veículo aéreo não tripulado" (vant) para levar uma pizza até à casa de um cliente. O teste aconteceu em outubro, mas só agora as imagens foram divulgadas.

O drone sobrevoou o bairro Jardim e levou a pizza até a cobertura de um prédio nas imediações da pizzaria. A entrega foi feita em cinco minutos. De acordo com o sócio-proprietÁrio do estabelecimento Ernesto Júnior ao G1, o tempo seria dobrado caso o trajeto fosse feito com uma moto. Ele diz que os principais problemas são o vento e o peso da pizza. O sabor escolhido para o teste foi o de Pepperoni. "Tem que ser uma mais leve", disse. Além disso, outras limitações incluem o não envio de refrigerante e/ou mÁquina de cartão.

Mas essas não devem ser as únicas preocupações para quem pretende utilizar o serviço de entrega por drones. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Força Aérea Brasileira (FAB) precisam autorizar voos como esse. O que não aconteceu com o teste realizado pela pizzaria de Santo André. Rodrigo Caminiti, da agência digital WebSnap, responsÁvel pela estratégia de colocar o robô no ar, disse que não chegaram a entrar em contato com a Anac por ser um ensaio de voo baixo. Mesmo assim, tanto a Anac quanto a FAB vão averiguar o caso e encaminhÁ-lo às autoridades competentes ou abrir investigação para punir a pizzaria em caso de irregularidade.

Veja o teste no vídeo abaixo:


- Continua após a publicidade -

{via}G1|http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/12/pizzaria-de-sp-faz-delivery-com-drone-e-entra-na-mira-de-anac-e-fab.html{/via}

Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

Últimas

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.