Google fecha escritório na Rússia após ataque de Putin à liberdade de internet

O Google irÁ fechar as portas do seu escritório na Rússia e redirecionar em torno de 50 empregados para outras filiais, segundo o The Information. A medida não foi esclarecida pelos gigantes de pesquisa, mas pode ter sido motivada após uma recente quebra de sigilo envolvendo a liberdade da internet dentro do país. A sede em Mountain View declarou que os engenheiros afetados poderão escolher as filiais onde serão realocados.

A Rússia recentemente lançou uma lei forçando blogueiros a se registrarem dentro do governo e estÁ para aprovar outra que exigirÁ que operadores de websites registrem os dados dos cidadãos russos dentro das fronteias. O governo de Putin também comandou um ataque a um e-business, o que deve ter colocado o Google em posição vulnerÁvel quando se leva em conta seu fluxo de informações de usuÁrios.

Além disso, a coisa não vai bem para as empresas online: os negócios virtuais na Russia estão passando por uma série de leis de impostos. Além do Google, o conglomerado da web Mail.ru e o motor de busca Yandex também estão se mudando para outros locais, como a República Tcheca e a Lituânia. A Adobe Systems também decidiu fechar seu escritório russo com as recentes mudanças.

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2014/12/12/google-shuts-russian-engineering-office/{/via} 

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.