Nova lei da Espanha acaba com serviço do Google Notícias no país

Internautas espanhóis talvez passem a ter muito mais dificuldade em se manter informados a partir da segunda metade deste mês, quando a Google vai matar seu serviço de Notícias no país. A decisão foi tomada pela empresa em retaliação a uma nova lei da Espanha que exige que a Google pague às agências de notícias para exibir seu conteúdo nos resultados da pesquisa no serviço.

A lei foi aprovada em outubro devido à pressão que agências de notícias vinham fazendo nas autoridades do país e entra em vigor no dia primeiro de janeiro. A Google alegam entretanto, que sairia no prejuízo se desembolsasse dinheiro para as agências para exibir seu conteúdo, uma vez que seu serviço de Notícias não tem anúncios e não lhe traz retorno financeiro, e por isso a companhia decidiu parar com o recurso de vez na Espanha, no dia 16 de dezembro.

Além de deixar de existir para os usuÁrios espanhóis, o Google Notícias também não vai mais mostrar nenhum site espanhol no serviço, em qualquer lugar do mundo, inclusive em outros países que falam o idioma.

Como o Engadget bem salienta, uma decisão parecida foi tomada na Alemanha hÁ algum tempo, que não fechou o serviço do Google Notícias de uma vez, mas diminuiu sua liberdade e quantidade de conteúdo que ele pode exibir. O resultado foi que, mais tarde, Matias Doepfner, um executivo alemão da Área admitiu que a indústria da informação poderia ter dado "um tiro no pé", jÁ que seus acessos caíram depois da diminuição da liberdade do Google Notícias. Agora é aguardar e ver o que o sumiço por completo do serviço vai deixar felizes as agências da Espanha. 

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2014/12/11/google-kills-news-spain/{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.