Índice do Artigo

Internet

Projeto Maelstrom é o plano do BitTorrent para mudar nossa forma de acessar a internet

O BitTorrent fez a sua fama com um eficiente aplicativo para uso de torrents, e vem buscando usar sua experiência na Área para ampliar seus negócios para algo além da distribuição de arquivos com direitos autorais entre usuÁrios. A nova investida da empresa é o Project Maelstrom, que possui um plano ambicioso: modificar a nossa forma de acessar a internet.

Atualmente, o jeito mais comum de “navegar na internet” é o bom e velho HTTP. Com identificadores universais (as URLs) acessamos os conteúdos, o que inclui esta notícia, disponível pela URL https://adrenaline.com.br/2014/12/11/31184/projeto-maelstrom–o-plano-do-bittorrent-de-mudar-nossa-forma-de-acessar-a-internet. Para o sistema funcionar, ele precisa ser centralizado em um servidor, sendo que toda vez que você acessar esta notícia, estÁ passando por um conjunto de hamsters presos em cadeia correndo na mesma direção de computadores potentes encarregados de armazenar os conteúdos do Adrenaline.

O plano do BitTorrent é acabar com este modelo, e substituir pelo método descentralizado e cooperativo das conexões peer-to-peer (ponto-a-ponto). Ao invés de um servidor, as informações são repassadas de um computador para outro, o que evitaria que caso acabasse o alface do hamsters os computadores que atuam como servidores apresentassem problemas de funcionamento, o site caia.

Este tipo de solução jÁ é oferecida através de outros serviços, como o Sync, utilizado para compartilhar arquivos de grande porte entre usuÁrios,o Bundle, para que produtores de conteúdo vendam e distribuam suas produções e o Bleep, um serviço de mensagens.

Além da maior velocidade e estabilidade do serviço, para alguns a opção pelo peer-to-peer envolve privacidade. É mais difícil monitorar a atividade de um usuÁrio em uma rede descentralizado, pois não hÁ servidor fixo onde os dados ficam.

Para participar do Projeto Maelstrom, basta se inscrever gratuitamente através deste link. Além de implementar o serviço, o desafio da equipe do BitTorrent serÁ encontrar formas de rentabilizar suas novas plataformas. “No momento nosso time estÁ focado em construir a tecnologia. Estamos estudando modelos de negócio na medida que desenvolvemos, da mesma forma como fizemos com o Sync. Mas nós tratamos pÁginas de internet da mesma forma que outros browser fazem. Neste sentido eles podem conter qualquer conteúdo que eles desejam”, afirmou o CEO do BitTorrent, Eric Klinker, ao TechCrunch.

{via}TechCrunch|http://techcrunch.com/2014/12/10/bittorrent-maelstrom/{/via}

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções