AMD lança drivers Catalyst Omega 14.12 com Virtual Super Resolution

A AMD lançou hoje (09) a Catalyst Omega 14.12, sua nova versão dos drivers que implementarão novos recursos para as GPUs e APUs da empresa. As novas tecnologias, além de melhorar o processamento de imagens e otimização de configurações, incluirão também suporte à monitores 5K, Freesync e Visual Super Resolution. Todas as melhorias estarão presentes nas atualizações posteriores da linha de drivers.

A atualização para o Catalyst Omega prevê melhorias de até 15% para todas as plataformas da AMD em geral. Quando testados com jogos, as GPUs da Radeon apresentaram até 19% de desempenho nos benchmarks de Bioshock: Infinity. Outros games, como Batman Arkham Origins e Call of Duty: Ghosts tiveram aumento de performance de 10% e 11%, respectivamente.

As APUs, por outro lado, apresentaram resultados ainda melhores: o desempenho do A10 7850K, em resolução 1080p, subiu em 29% no jogo Batman: Arkham Asylum. Outros games que apresentaram avanços considerÁveis foram Lego Batman 3 (19%) e DOTA 2 (16%). Confira abaixo a lista de aprimoramentos trazidos pela atualização de drivers

PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES

- Continua após a publicidade -

• AMD Fluid Motion Video 

Esta melhoria estÁ direcionada à execução de blu-ray por APUs de baixo consumo de energia. Com ela, os frames são convertidos em alta qualidade, interpolando-os com processamento do chip grÁfico e evitando o atraso de exibição em frequência 60Hz.

• Melhoria automÁtica de vídeo

- Continua após a publicidade -

O Catalyst Omega acrescenta um novo algorítimo otimizado para a descompressão de vídeos, executando-os com melhor qualidade.

• Avanços na resolução em 1080P para APUs

Uma das principais diferenças para as APUs estÁ na melhoria da exibição de conteúdos de menor resolução em 1080p, que melhoraram a resposta à frequência da tela e permitem também o controle de visualização e pixelização da imagem.

• Experiência de imagens em 1080p similares ao Ultra-HD

Os conteúdos exibidos em 1080p passam a aparecer com aspectos similares aos de resolução 4K, devido a uma combinação dos recursos Fluid Motion Video, Detail Enhancement e Adaptive upscaling. 

• Melhoria no Frame-Pacing das Dual-Graphics

Alguns jogos, como Sniper Elite 3, Tomb Rider, a série Metro 2033 e Batman: Arkham Origins e outros ganharam mais agilidade no Frame-Pacing, que é o processo de criação de frames pelas placas grÁficas.

• Novo recurso: Virtual Super Resolution


Disponibilizado à partir do AMD Catalyst Control Center, a tecnologia estÁ direcionada para a renderização de jogos em resolução maior e sua respectiva exibição em resoluções menores, simulando a qualidade 4K em monitores 1080p HD. O efeito é atingido através de simulação do Super-Sampling Anti-Aliasing (SSAA) para jogos que não têm suporte ao recurso, além das texturas mais suaves.

• Amplificação de suporte grÁfico para notebooks gamer Alienware

Além das melhorias em APUs e GPUs, os notebooks Alienware 13 passaram a ter maior suporte à tecnologia AMD Radeon através do Alienware Graphics Amplifier.

• Inclusão da tecnologia Freesync

O recurso que reduz o screen tearing e permite a sincronia entre taxa de atualização dos monitores e frame rate do conteúdo grÁfico passa a estar presente nas placas de vídeo. As telas com tal recurso usarão saídas padrão jÁ presentes no mercado, e estarão disponíveis à partir do primeiro trimestre de 2015.

• Suporte à monitores 5K

Para todos os que precisam de alta resolução, o AMD Catalyst Omega passa a incluir compatibilidade das APUs e GPUs com monitores de resolução até de 5120x2280 e 60Hz de frequência. Em telas com essas configurações, as placas poderão exibir até 14.7 milhões de pixels, com 218 pixels por polegada. Além disso, tais monitores são compatíveis com entradas DualDisplay Port 1.2.

• Suporte Eyefinity para até 24 telas


O recurso multi-monitor da AMD passa a exibir imagens de qualidade em até 24 telas com a presença de 4 GPUs. Além disso, o Eyefinity passa a apresentar configuração rÁpida de parâmetros de sincronização e sobreposição de imagens, sem necessidade de softwares de terceiros para a aplicação desses recursos.

 A lista com os pormenores da atualização pode ser conferida através deste link. Para DOWNLOAD e maiores informações sobre a versão Catalyst Omega 14.12 clique aqui.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.