Morre aos 92 anos Ralph Baer, conhecido como "Pai do Videogame"

Neste domingo o mundo dos games perdeu um dos seus grandes ícones, Ralph Baer, conhecido como "Pai do Videogame" por criar  primeiro console de videogame. O cientista descendente de alemães foi o inventor do "Brown Box", que depois viria a ser conhecido como Magavox Odyssey e, junto com o Atari. foi um dos responsÁveis pela popularização do videogame no mundo. Baer foi um homem renomado no campo da tecnologia e durante a sua vida ganhou prêmios como a Medalha Nacional de Tecnologia e um prêmio de pioneirismo por causa da sua criação. 

Baer foi responsÁvel pela criação do conceito de videogame que é usado até hoje: um computador dentro de uma caixa conectado a uma TV. O cientista começou a trabalhar em um protótipo do Megavox Odyssey em 1962 e só acabou quatro anos depois. O protótipo era capaz de mudar as cores da tela e simular cenÁrios como gelo e fogo, mas, na versão final do console essa função foi retirada.

O  console de Baer foi lançado oficialmente  em 1972 com o jogo de tênis Pong. Três anos depois, um game com o mesmo nome e mesma jogabilidade foi lançado pela Atari, e foi responsÁvel por popularizar a marca mundialmente. Devido a semelhança entre os jogos, a Magnavox processou a Atari por violação de patente.

Além de criar a primeira mÁquina de jogos, o engenheiro Ralph Baer também inventou o jogo de memória interativo Simon e uma arma utilizada para ser usada em consoles, sendo o primeiro periférico para videogames.

Simon, jogo de memória criado por Ralph Baer

- Continua após a publicidade -

Em 2006, o cientista foi premiado pelo presidente norte-americano Geoge W. Bush com a Medalha Nacional de Tecnologia e indicado para o "National Inventors Hall of Fame". Dois anos depois, foi considerado o "Pai do Videogame" e ganhou o prêmio "Game Developers Choice Pioneer Award".  

{via}Gamasutra|http://www.gamasutra.com/view/news/231730/Ralph_Baer_father_of_video_games_passes_away.php{/via} 

Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.