"A garagem é meio que um mito", afirma Steve Wozniak sobre a fundação da Apple

Steve Wozniak, co-fundador da Apple e responsÁvel pelo projeto do primeiro produto da empresa, tem jeitos bastante discretos. Diferente de Steve Jobs, que se encarregou pelas relações públicas e a comunicação da empresa e é mais expasivo, Wozniak tem um estilo mais pacato e tímido na criação da empresa.

Nos último tempos, e agora que não trabalha mais na Apple, o co-fundador da empresa menos famoso tem feito mais aparições públicas, seja criticando cenas de filmes sobre a sua história e a de Jobs, comentando sobre novos aparelhos, dando sugestões um tanto malucas para o que a Apple deveria fazer, e até pegando fila para comprar os gadgets da empresa que ajudou a criar - mesmo não precisando fazer isto para conseguir o produto, faz apenas pela experiência. Em uma de suas entrevistas mais recentes, concedida ao Bloomberg Businessweek, Wozniak contou um pouco da época em que a empresa foi fundada, e sobre a famosa garagem da casa de Jobs (foto acima).

Assim como o princípio da Hewlett-Packard, que iniciou seus negócios com a criação de um produto em uma garagem em Palo Alto, muitos consideram a garagem da casa onde vivia Steve Jobs como um elemento central do surgimento da Apple. Porém, segundo Wozniak, hÁ um certo exagero nesta visão.

A garagem é meio que um mito. Não fizemos designs lÁ, nenhuma placa de ensaio, nenhum protótipo, nenhum planejamento de produtos. Não construímos nada ali. A garagem não tinha muito propósito, exceto que era algo para nós sentirmos como sendo nossa casa. Não tínhamos dinheiro. Você precisa trabalhar fora de sua casa quando você não tem dinheiro.


- Steve Wozniak, co-fundador da Apple

O trabalhar fora de casa, que Wozniak se refere, inclui seu emprego da época, que era justamente na HP. Por sinal, muito deste trabalho inicial do produto era feito no cubículo de Wozniak na empresa, onde ele fazia os esboços e inclusive construía alguns protótipos. Dentro da Hewlett-Packard é que Wozniak projetou as partes internas do que seria o Apple I, o primeiro produto da empresa.

- Continua após a publicidade -

A garagem era um local onde alguns produtos era testados antes de serem levados à loja para venda. Nunca houve algo que chegasse a se assemelhar a uma empresa, como uma mesa com alguém trabalhando. "Era difícil ter mais que duas pessoas juntas na garagem, e quando estÁvamos lÁ, nunca era algo produtivo", conta Woznkiak. 

{fonte}Bloomber|http://www.businessweek.com/articles/2014-12-04/apple-steve-wozniak-on-the-early-years-with-steve-jobs{/fonte}

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.