
Vice-presidente corporativo da AMD explica ajuste de preço das GPUs
Roy Taylor, vice-presidente corporativo do canal de vendas da AMD, respondeu em entrevista para a TweakTown diversas perguntas sobre as ações da empresa em relação ao posicionamento de suas placas no mercado após o lançamento das GTX 980 e GTX 970. Com a chegada da segunda geração de GPUs com microarquitetura Maxwell, a dinâmica dos preços das placas de vídeo no mercado foi reajustada, e o entrevistado responde sobre a posição dos produtos topo-de-linha da empresa atuando nesse novo mercado. Confira a entrevista abaixo:
Pergunta: com a redução recente nos preços da linha Radeon R9, como você acha que isso favorecerÁ a posição da AMD em relação às GPUs recém-lançadas pela Nvidia?
Roy Taylor: é importante notar que os novos preços disponíveis no mercado online são devido à promoções e programas executados pelo canal – a AMD não fez nenhuma redução de preço oficial. Se você observar onde estão os valores atuais, é possível comprar uma Radeon R9 290X de 512MB com, pelo menos, U$369, e uma R9 290 por U$299. Todo comprador que pensa no futuro sabe que a compatibilidade com Mantle e DX12 são de alta importância.
Podemos esperar mais alguma queda de preço na linha Radeon R9 antes do feriado?
Roy: Com a nova R9 285 custando U$ 259 e a R9 280 chegando a U$ 209, é difícil imaginar descontos melhores do que os atuais. Os leitores devem conferir os benchmarks mais recentes e perceber qual é a melhor relação custo-benefício.
Como foi a reação dos revendedores e consumidores desde que começou a queda de preço?
Roy: A reação foi maravilhosa e os consumidores estão realmente vendo as vantagens em comprar nossos produtos no comparativo final entre topos-de-linha. Estamos trabalhando ativamente nas redes sociais e nos engajando abertamente com os usuÁrios que elogiam os novos preços.
É verdade que são os AIBs (Add-In-Boards, empresas que trabalham sobre a tecnologia da distribuidora) que estão reduzindo os preços, e não a AMD? Para esclarecer melhor: é a AMD que estÁ reduzindo o preço, ou seus parceiros?
Roy: Nós somos amigos e parceiros de cada um de nossos AIBs, e trabalhamos com uma relação muito próxima. Isso inclui as movimentações recentes, seja lÁ o que eles ou nós fizermos, serÁ parte de um esforço colaborativo.
Quando poderemos ouvir mais sobre a série Radeon R9 300 e, mais especificamente, a R9 390X?
Roy: Infelizmente, não posso comentar sobre produtos futuros e sem anúncios oficiais até o momento.
A R9 390X irÁ derrotar a GeForce GTX 980 não só em performance, mas também em economia de energia e dissipação de temperatura?
Roy: Infelizmente, não posso comentar sobre produtos futuros e sem anúncios oficiais até o momento.
A AMD estÁ trabalhando com a DICE no Battlefield 5 do mesmo jeito que na edição anterior do game?
Roy: Não posso comentar sobre quaisquer projetos futuros da DICE sem o consentimento deles, entretanto, eles são uma parceria estratégica da AMD e nós temos a intenção de manter os frutos disso em progresso. Como se sabe, eles são os desenvolvedores da engine Frostbite que estÁ por trÁs de vÁrios jogos atuais, e estarÁ em muitos outros, pois sua fidelidade visual é difícil de ser comparada até hoje.
Embora Roy não comentou nada sobre produtos futuramente "anunciados", tivemos uma semi afirmação sobre a chegada da Radeon R9 390X. Em nenhum momento ele disse que não estavam trabalhando naquilo, mas apenas que não podiam revelar nada sobre o produto.
Em relação a Battlefield 5, ele não poderia citar informações, mas podemos notar que ainda existe a parceria entre a AMD e a DICE. Com isso, podemos esperar melhor performance da API Mantle no próximo FPS da empresa. No jogo anterior, a tecnologia trouxe um aumento mínimo de frames, algo que beneficia principalmente os jogadores de tiro em primeira pessoa.
{via}TweakTown| http://www.tweaktown.com/articles/6851/interview-with-amd-s-roy-taylor-response-to-nvidia-s-maxwell-gpus/index.html{/via}
Qual os planos para hardware esse ano?