Primeiro "computador" pode ter sido criado em 208 a.C.

A solução de um mistério pode resultar no primeiro computador jÁ feito pela humanidade. A MÁquina de Anticítera, um artefato resgatado do mar em 1901 a mais de 40 metros de profundidade na ilha grega de Anticítera, e foi inicialmente datado como de 87 a.C., porém um novas evidências indicam que o mecanismo é ainda mais antigo.

A nova data estimada se baseia em um cÁlculo feito pelo historiador ChristiÁn C. Carman, da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, e James Evans, físico da Universidade de Puget Sound, em Washington. Os dois pesquisadores recriaram o funcionamento do mecanismo responsÁvel por prever os eclipses solares e perceberam que os cÁlculos iniciam em 208 a.C., indicando que o mecanismo pode ter sido criado apenas 7 anos após a morte de Arquimedes. Inscrições jÁ haviam indicado que o mecanismo poderia ser de 150 a 100 a.C.

Naturalmente, este primeiro computador não era digital, sendo que operava de forma analógica através de engrenagens. A MÁquina de Anticítera era capaz de calcular ciclos astronômicos, como posição da Lua, Sol e os planetas conhecidos - o que na época incluía Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mecanismo operava utilizando um conjunto de mais de 30 rodas dentadas e mostradores no outro lado do aparelho exibiam as informações. Desta forma, o equipamento conseguia prever eclipses e outros ciclos solares e lunares importantes para a agricultura. Ele também era capaz de indicar quando aconteceriam as Olimpíadas e outros jogos pan-helênicos.

A construção bem finalizada deste dispositivo - não hÁ peças sobrando, ou espaços desnecessÁrios - indica que ele não é um trabalho artesanal isolado, e que foram produzidas em mais unidades. Como ele é feito em bronze, um material que pode ser facilmente reaproveitado, é provÁvel que a maioria das primeiras MÁquinas de Anticíteras foram desmanchadas para outros usos, e por este motivo encontrÁ-las é tão raro.

- Continua após a publicidade -


Esquema do funcionamento da MÁquina de Anticítera

O mais notÁvel sobre a MÁquina de Anticítera é que neste equipamento foi empregado tecnologias que muitos acreditavam ter sido inventadas  mais de mil anos depois. Entre os destaques estÁ uma engrenagem diferencial - que antes era datada como uma invenção do século XVI - e uma complexidade de mecanismos e uma miniaturização que se aproxima aos relógios do século XVIII.

{via}New York Times|http://www.nytimes.com/2014/11/25/science/solving-the-riddles-of-an-early-astronomical-calculator.html?rref=science&module=Ribbon&version=context®ion=Header&action=click&contentCollection=Science&pgtype=article&_r=4{/via} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.