Puzzlephone é o smarpthone modular em desenvolvimento na Finlândia

O Projeto Ara tem uma nova companhia no segmento de smartphones modulares. O Puzzlephone estÁ em desenvolvimento pela Finland's Circular Devices e, diferente do protótipo da Google, os finlandeses preferiram uma abordagem mais simples, dividindo o aparelho em apenas três partes, todas substituíveis.

A parte principal do aparelho contém o LCD, as caixas de som a estrutura bÁsica do aparelho. Na parte de baixo é encaixado o segundo componente, que traz a bateria e elementos secundÁrios, enquanto o "cérebro" do smarpthone fica na porção superior, com o processador e a câmera em um mesmo módulo.

O smartphone modular traz como filosofia um estilo mais sustentÁvel. Ao invés do atual modelo, onde fazer a atualização de um elemento do smartphone só é possível trocando todo o aparelho, o Puzzlephone pode substituir apenas uma porção de usas peças, e manter o que ainda estÁ funcional. A tela LCD, por exemplo, pode durar até 10 anos, enquanto a bateria fica limitada a uma vida útil média de 3 anos.

 

O Puzzlephone virÁ com o sistema Android, baseado em Linux e - como os desenvolvedores gostam de frisar - criado por um finlandês, Linus Torvalds. Mas a Finland's Circular Devices se diz aberta para outros sistemas, como Windows Phone ou Firefox OS, afinal seu projeto é criar um smartphone modular e customizÁvel tanto nos aspectos do hardware quanto no software.

- Continua após a publicidade -

O smartphone modular terÁ seu projeto finalizado este ano, e o plano dos desenvolvedores é enviar os primeiros produtos aos consumidores durante o ano que vem. O projeto concorrente da Google, o Ara, também deve chegar ao mercado em 2015, segundo os últimos rumores.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.