CERN vai tornar público dados de experimentos com o acelerador de partículas LHC

Não é todo mundo que pode ter o seu próprio acelerador de partículas. Pensando nisso e lembrando dos tempos que eram meros físicos sem seu Grande brinquedindo Colisor de HÁdrons (LHC), os pesquisadores da CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, resolveram tornar público os dados dos experimentos realizados com o LHC, considerado o maior acelerador de partículas do mundo.

Os dados do programa LHC estão entre os bens mais preciosos dos experimentos

-Rolf Heuer

As informações vão dar detalhes completos de cada experiência feita em, no mínimo, três anos atrÁs. Os primeiros dados revelados são das colisões feitas em 2010. Espera-se que, logo em seguida, sejam disponibilizados também os experimentos de 2011. Um software para analisar e ler os dados também poderÁ ser baixado. Além disso, vão estar disponíveis coleções simplificadas dos resultados para uso educacional, com ferramentas de visualização que vão ajudar os estudantes da International Masterclasses em física de partículas.

Todos os dados vão ficar disponíveis no site Open Data CERN, criado especificamente para este fim. "O lançamento do portal Open Data CERN é um passo importante para a nossa organização. Os dados do programa LHC estão entre os bens mais preciosos dos experimentos, que começamos a compartilhar abertamente com o mundo a partir de hoje. Esperamos que estes dados apoiem e inspirem a comunidade de pesquisa global, incluindo estudantes e cientistas", disse o diretor-geral do CERN, Rolf Heuer.

- Continua após a publicidade -

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2014/11/24/cern-open-data-portal/{/via}

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.