Universidade espanhola consegue rastrear índice de desemprego através de atividade no Twitter

Redes sociais podem ser utilizadas apenas para compartilhar fatos desnecessÁrios com o mundo, porém, nas mãos certas, as novas mídias podem ser uma grande ferramenta. Um grupo de estudantes da Universidade Autônoma de Madri comprovou que o comportamento nas redes sociais estÁ diretamente ligado a situação econômica de um país ou região. O estudante Alexandre Llorente conseguiu encontrar padrões entre as atualizações de usuÁrios no Twitter e a taxa de desemprego do país

O estudante co-relacionou um banco de dados de 19, 6 milhões de tweets geo-localizados em regiões econômicas da Espanha e conseguiu comprovar a diferença social através das postagens no microblog.

Por exemplo, nas regiões onde o desemprego é alto, as pessoas costumam postar no Twitter entre as 9h e 12h e na maioria dos casos, os twetts tinham erros de ortografia e continham as palavras 'emprego" ou "desemprego". 

O método criado pelos estudantes espanhóis pode ser usado futuramente por organizações de pesquisa ou pelo governo dos países, jÁ que é mais simples, rÁpido e barato. 

"O imediatismo da mídia social também pode permitir que os governos entendam melhor o efeito de políticas, mudanças sociais, desastres naturais ou provocados pelo homem na situação econômica das cidades em quase tempo real"

- disse Alexandre Llorente 

{via}Technology Review|http://www.technologyreview.com/view/532746/twitter-exhaust-reveals-patterns-of-unemployment/{/via}

- Continua após a publicidade -

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.