
Universidade espanhola consegue rastrear índice de desemprego através de atividade no Twitter
Redes sociais podem ser utilizadas apenas para compartilhar fatos desnecessÁrios com o mundo, porém, nas mãos certas, as novas mídias podem ser uma grande ferramenta. Um grupo de estudantes da Universidade Autônoma de Madri comprovou que o comportamento nas redes sociais estÁ diretamente ligado a situação econômica de um país ou região. O estudante Alexandre Llorente conseguiu encontrar padrões entre as atualizações de usuÁrios no Twitter e a taxa de desemprego do país.
O estudante co-relacionou um banco de dados de 19, 6 milhões de tweets geo-localizados em regiões econômicas da Espanha e conseguiu comprovar a diferença social através das postagens no microblog.
Por exemplo, nas regiões onde o desemprego é alto, as pessoas costumam postar no Twitter entre as 9h e 12h e na maioria dos casos, os twetts tinham erros de ortografia e continham as palavras 'emprego" ou "desemprego".
O método criado pelos estudantes espanhóis pode ser usado futuramente por organizações de pesquisa ou pelo governo dos países, jÁ que é mais simples, rÁpido e barato.
- disse Alexandre Llorente"O imediatismo da mídia social também pode permitir que os governos entendam melhor o efeito de políticas, mudanças sociais, desastres naturais ou provocados pelo homem na situação econômica das cidades em quase tempo real"
{via}Technology Review|http://www.technologyreview.com/view/532746/twitter-exhaust-reveals-patterns-of-unemployment/{/via}