União Européia quer dividir Google em duas partes

 Segundo o Financial Times, o Parlamento Europeu estÁ prestes a fazer um pedido para que o Google separe seu mecanismo de busca dos outros serviços da empresa, para aumentar a concorrência no meio e diminuir o poder do gigante de buscas. A Comissão Européia, parte legislativa da União Européia, irÁ agir com mais rigidez e desenvolverÁ leis antitruste e mecanismos para diminuir o alcance do Google no continente. 

 Um rascunho do projeto que serÁ enviado à companhia diz que "a separação dos motores de busca dos outros serviços do Google deve ser considerada uma solução potencial para a predominância da empresa. "

O Parlamento Europeu não tem poderes para dividir uma empresa, mas vÁrios dos participantes tem influência dentro da Comissão Européia, que tem feito investigações hÁ cinco anos a respeito de neutralidade  e o poder do Google na internet. 

A Comissão Européia é formada por uma maioria de políticos alemães de centro-esquerda e centro-direita, grupo que critica o Google hÁ um bom tempo. Desde sua nomeação para o cargo de comissÁrio digital da UE, o alemão Gunther Oettinger levantou vÁrias vezes a ideia de forçar a neutralidade dos resultados de busca na internet.

O texto final do pedido serÁ finalizado no início da próxima semana e serÁ votado na quinta-feira. O Google se recusou a comentar a situação.

{via}Valor Econômico|http://www.valor.com.br/empresas/3789112/ft-europa-aumenta-acao-antitruste-e-pressiona-por-divisao-do-google{/via} 

- Continua após a publicidade -



Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.