Hacker consegue crackear o 3DS usando um jogo de 2011 da Ubisoft

A nova versão do 3DS estreou hÁ algumas semanas no Japão, mas inicia hoje a sua ida a novos países, começando pela AustrÁlia e Nova Zelândia. Mas nem tudo é alegria para a Nintendo, que viu hoje também surgir pela primeira vez um crack para seu console portÁtil de maior sucesso. E o hacker que fez isso ainda conseguiu a proeza usando um game quase esquecido da Ubisoft: Cubic Ninja.

Bastou um tweet de Jordan Rabet (reproduzido acima), o autor do hack, e a versão virtual do jogo jÁ sumiu da eShop da Nintendo no Japão e suas cópias em cartucho estão experienciando um aumento nunca visto nos preços. JÁ são encontrados títulos por até US$ 99 (R$ 254).

Em entrevista ao Eurogamer, Rabet informou que não tem a intenção de levar pirataria ao console e que, na verdade, seu esforço em burlar a segurança do 3DS era pra jogar games feitos em casa nele. O jovem programador produz seus próprios jogos desde os 12 anos de idade e é conhecido por Aperture Science DS, sua versão portÁtil de Portal para o Nintendo DS. Seu método de exploração via Cubic Ninja, o NINJHAX, não permite rodar cópias pirateadas de jogos no aparelho, mas abre as possibilidades para hackers menos bem intencionados irem além e é por isso que a Nintendo teve uma reação rÁpida ao "ver" o tweet de Rabet.

"Eu não me importo se pessoas usam a pirataria em suas vidas privadas, mas não quero fazer parte disso. Eu não quero lançar algo que os outros possam usar para roubar a propriedade intelectual de alguém. Isso não é algo que eu quero. Eu não lançaria algo que pudesse ser usado para pirataria... Apenas não é algo que eu queira fazer."

 

O jovem hacker ficou impressionado porque a companhia não esperou nenhuma prova real de que ele tivesse conseguido burlar o sistema do 3DS. "É interessante porque eu não forneci nenhuma prova de que realmente seria o Cubic Ninja. Fico imaginando se eles teriam feito isso com qualquer jogo...". Rabet brinca então que dizer que o jogo para explorar a falha era Super Smash Bros. seria um "experimento interessante".

- Continua após a publicidade -

O anúncio do exploit hoje não é coincidência. Rabet aguardou propositalmente o lançamento dos novos 3DS fora do Japão para anunciar o NINJHAX para evitar que a Nintendo lançasse a nova versão do seu console jÁ à prova de games caseiros. Entretanto, o próprio Rabet explica que o patch para corrigir a falha explorada pelo seu método é muito simples e que a Nintendo deve logo corrigi-la.

{via}Eurogamer|http://www.eurogamer.net/articles/2014-11-21-student-homebrew-nintendo-3ds{/via} 

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.