
AMD anuncia Carrizo e Carrizo-L, novas APUs para notebooks e sistemas compactos
A AMD anunciou a próxima geração de seus chips que combinam processador e chip grÁfico, as APUs. Os chips Carrizo e Carrizo-L substituem as linhas Kaveri e Beema, voltadas ao segmento de performance e mainstream, respectivamente. Estes chips são voltados a sistemas compactos, como all-in-ones e notebooks.
Os chips Carrizo são baseados em CPU x86 "Excavator" e combinadas com um chip grÁfico Radeon com suporte ao DirectX 12 e a tecnologia dual-graphics (que combina o chip grÁfico integrado com o processador com o chip grÁfico dedicado da placa de vídeo). Os núcleos Excavator trazem melhorias sobre a geração passada, Steamroller, porém seguem sendo baseados no conceito original dos chips Bulldozer, e serão fabricadas em 28 nanômetros, mostrando que a AMD ainda vai atrasar a adoção de litografias menores.
Apesar de continuar no mesmo processo de 20nm, a AMD promete duas vezes mais eficiência energética nos chips Carrizo, comparados aos Kaveri. Outra mudança importante é o suporte total ao HSA 1.0 (Heterogeneous System Architecture, algo como arquitetura de sistema heterogênea, em tradução livre). O HSA combina de forma mais eficiente o poder de processamento da CPU e do chip grÁfico para entregar mais performance e eficiência energética.
Outro recurso implementado nas APUs Carrizo é o ARM TrustZone. Com este recurso, serÁ possível ativar proteções baseadas no hardware, que poderão ser exploradas por desenvolvedores de software para aumentar a segurança em seus programas.
Os chips Carrizo e Carrizo-L chegam ao mercado em 2015, equipando modelos compactos como all-in-ones, notebooks e potencialmente alguns dispostivos híbridos.
Apresentação da AMD das novas APUs Carrizo
Qual os planos para hardware esse ano?