AMD anuncia Carrizo e Carrizo-L, novas APUs para notebooks e sistemas compactos

A AMD anunciou a próxima geração de seus chips que combinam processador e chip grÁfico, as APUs. Os chips Carrizo e Carrizo-L substituem as linhas Kaveri e Beema, voltadas ao segmento de performance e mainstream, respectivamente. Estes chips são voltados a sistemas compactos, como all-in-ones e notebooks.

Os chips Carrizo são baseados em CPU x86 "Excavator" e combinadas com um chip grÁfico Radeon com suporte ao DirectX 12 e a tecnologia dual-graphics (que combina o chip grÁfico integrado com o processador com o chip grÁfico dedicado da placa de vídeo). Os núcleos Excavator trazem melhorias sobre a geração passada, Steamroller, porém seguem sendo baseados no conceito original dos chips Bulldozer, e serão fabricadas em 28 nanômetros, mostrando que a AMD ainda vai atrasar a adoção de litografias menores.

Apesar de continuar no mesmo processo de 20nm, a AMD promete duas vezes mais eficiência energética nos chips Carrizo, comparados aos Kaveri. Outra mudança importante é o suporte total ao HSA 1.0 (Heterogeneous System Architecture, algo como arquitetura de sistema heterogênea, em tradução livre). O HSA combina de forma mais eficiente o poder de processamento da CPU e do chip grÁfico para entregar mais performance e eficiência energética.

Outro recurso implementado nas APUs Carrizo é o ARM TrustZone. Com este recurso, serÁ possível ativar proteções baseadas no hardware, que poderão ser exploradas por desenvolvedores de software para aumentar a segurança em seus programas.

- Continua após a publicidade -

Os chips Carrizo e Carrizo-L chegam ao mercado em 2015, equipando modelos compactos como all-in-ones, notebooks e potencialmente alguns dispostivos híbridos. 


Apresentação da AMD das novas APUs Carrizo

Tags
amd
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.