AMD FirePro recebe primeiro lugar na lista Green500

O cluster L-CSC do centro de pesquisas GSI, desenvolvido com tecnologia AMD, recebeu o primeiro lugar na última lista Green500, que elenca os quinhentos melhores supercomputadores do mundo no quesito eficiência na economia de energia. Localizado no GSI Helmholtzzentrum fü Schwerionenforschung GmbH, na Alemanha, o HPL lidera também no quesito de performance grÁfica. A estrutura da mÁquina é baseada na placa grÁfica para servidores AMD FirePro S9150.

Com 5.27 GFLOPS por watt e utilizando 600 GPUs AMD FirePo S9150, o cluster GSI L-CSC apresenta uma economia de energia 20% maior do que o cluster eleito em junho deste ano. O supercomputador atualmente trabalha com pesquisas em retículos cromodinamicos quânticos (QCDs) no campo da Física e envolvem o uso de uma das implementações de OpenCL mais rÁpidas desenvolvidas no mundo.

Segundo a AMD, o desenvolvimento da GPU FirePro S9150 corresponde ao cumprimento das expectativas desta linha de produto. A série AMD FirePro S é desenvolvida para dar suporte à grandes computadores de múltiplas placas de vídeo, destinados à projetos computacionais de larga escala. 

Além da conquista do primeiro lugar na lista Green500, o CPU de servidores AMD Opteron alcançou a segunda posição no último ranking TOP500, que elenca os quinhentos supercomputadores mais poderosos do mundo.

Tags
amd
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.