Samsung irá reduzir o número de modelos de smartphones para aumentar novamente o lucro

A Samsung estÁ vendo suas margens encolherem e estÁ começando a se mexer para contornar esta situação. A sul-coreana anuncio o plano de reduzir o número de modelos disponíveis no mercado no próximo ano com o objetivo de voltar aos "dois dígitos" de margens de lucro.

A estrategia é importante por mudar uma característica da empresa, que sempre apostou em uma enxurrada de modelos, de todos os tamanhos, formatos e configurações. As excentricidades da empresa asiÁtica jÁ geraram desde sucessos de vendas, como o phablet Galaxy Note até o Galaxy Edge, um aparelho com design exótico com uma curvatura no canto da tela e com grande possibilidade de não trazer um retorno em vendas expressivo.

Depois de manter suas margens de lucro acima dos 15% em 10 trimestres consecutivos, o último trimestre da sul-coreana refletiu em apenas 7% de margem, o menor desde 2008. O plano da Samsung é reduzir entre 25 e 30% o número de modelos disponíveis no mercado no ano que vem, para retomar o nível anterior de margens de lucro.

Outra estratégia serÁ de aumentar o número de "componentes compartilhados entre os modelos do segmento de entrada e intermediÁrio". Isto significa que além de reduzir o número de modelos disponíveis, a sul-coreana pretende tornar os aparelhos dos segmentos mais baratos mais parecidos em hardware, para que em escala consiga reduzir os custos.

A sul-coreana também estaria de olho no mercado chinês, segundo o WSJ. A Xiaomi tomou a liderança neste mercado expressivo, e a Samsung estaria visando ganhar espaço na China com novos lançamentos como o Galaxy A3 e A5, focados no público mais jovem.

- Continua após a publicidade -

{fonte}Wall Street Jornal|http://online.wsj.com/articles/samsung-plans-to-cut-smartphone-models-by-up-to-30-in-2015-1416282267{/fonte} 

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.