Monitores com FreeSync chegam no mercado em dezembro

O pesquisador de jogos da AMD, Richard Huddy, revelou durante sua apresentação no evento PDXLAN que os monitores com a tecnologia FreeSync chegarão no mercado mundial em dezembro. O projeto consiste em criar monitores com taxa de atualização variÁvel, e estÁ em desenvolvimento juntamente com companhias do setor de vídeo. Com disponibilidade para compra entre o fim do ano e janeiro, a empresa espera que as telas custem U$100 a menos que os produtos concorrentes.

A tecnologia FreeSync suporta qualquer taxas de atualização de monitores, desde 24Hz-144Hz até 24Hz-240Hz, conforme o fabricante da tela. Produtos com esse recurso são essenciais para resolver três problemas distintos em jogos: o "screen tearing", que ocorre quando a taxa de frames é maior do que a capacidade de exibição da tela; o "micro stuttering", que é quando a taxa de frames estÁ dessincronizada com a frequência de atualização da tela; e o input-lag, que acontece quando o V-Sync tenta resolver os dois problemas anteriores e atrasa a resposta dos comandos.

Segundo Hubby, boa parte dos monitores do mercado precisarão apenas de um pequeno update de firmware para usar FreeSync. O monitor utilizado na demonstração, por exemplo, não era um protótipo, mas um jÁ existente no mercado e com atualização de firmware que permitia o uso deste recurso. A escolha foi uma maneira de demonstrar como o FreeSync não iria exigir hardwares extras para serem aplicados nos monitores, assim, tornando-se um recurso mais prÁtico para ser incluso pelos usuÁrios.

Tags
  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.