
Estudo mostra que não há conexão entre violência real e violência virtual
Um estudo realizado na Stetson University descobriu que não hÁ evidências de uma conexão entre a violência nos jogos e filmes e o comportamento agressivo. Segundo o resultado apresentado na Medical Daily, o aumento na popularidade dos jogos violentos na verdade estÁ relacionada à uma redução na agressividade dos jovens. A pesquisa, dividida em duas etapas, apresentou resultados congruentes com outros trabalhos de pesquisadores na Villanova University e Rutgers University.
Segundo o coordenador da pesquisa, Christopher Ferguson, a pesquisa foi dividida em duas etapas: no primeiro estudo, analisaram as taxas de homicídio entre 1920 e 2005 e seu progresso em comparação à frequência e apelo da violência nos filmes populares da época. Enquanto encontraram uma "pequena" conexão entre mortes e filmes violentos durante o meio do século XX, este mesmo elo enfraqueceu nos anos 90, um período onde a violência nos filmes estava ligada a poucos crimes.
JÁ no segundo estudo, focado na violência dos jogos, Ferguson comparou a lista de classificações da Entertainment Software Ratings Board (ESRB) em jogos lançados entre 1996 e 2011, juntamente com os crimes federais cometidos pelos jovens no mesmo período. O resultado obtido foi que o consumo de games violentos possuía uma "forte" relação com a queda na agressividade dos adolescentes.
Porém, o pesquisador ressalta que isso são "probabilidades", e não devem ser tomadas como indicadores concretos de que os videogames criem um mundo mais pacífico. "A sociedade tem poucos recursos e atenção para se dedicar à questão criminal," disse Ferguson. "HÁ o risco de identificar o problema errado – como a violência no entretenimento – e distrair as pessoas para problemas mais graves, como a pobreza, a educação, a saúde mental e os desequilíbrios profissionais. Essa pesquisa pode ajudar nossa sociedade a focar no que realmente importa ao invés de focar recursos em definições morais com pouco valor prÁtico."
(via Gamespot)
Em um remake, você quer: