Governo russo estaria roubando informações de outros países através de malware

Segundo um relatório da Fire Eye, empresa de cibersegurança sediada na Califórnia, a Russia teria implantado um grupo de malwares para roubar informações dos militares, governo e inteligência de outros países. O vírus jÁ é conhecido e difere da maioria, pois ao invés de roubar informações pessoais como dados bancÁrios, o pacote supostamente utilizado pelos russos foca em conseguir informações governamentais relacionadas a defesa e geopolítica. A empresa disse que vÁrios fatores levam a concluir que o malware é da Rússia como as informações que interessam ao governo, as cidades onde é desenvolvido, São Petesburgo e Moscou, e o idioma utilizado no pacote: russo.

O relatório da Fire Eye, que foi divulgado nesta terça-feira(28), diz que o malware especializado em roubo de inteligência governamental tinha como alvo ministérios da defesa e assuntos internos da Geórgia e países vizinhos incluindo Polônia e Hungria além de organizações internacionais como a OTAN( Organização do Tratado do Atlântico Norte) e OSCE(Organização para a Segurança e Cooperação na Europa).

 No início deste mês, outra empresa de segurança detalhou o uso do pacote Windows Zero-Day pelo governo russo. O malware foi utilizado para conseguir informações da Ucrânia e empresas de telecomunicações da Europa.

 Via: Neowin

Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.