Pesquisadores demonstram rede de fibra ótica capaz de transferir 225 terabit por segundo

Pesquisadores da Universidade Central da Flórida e da Universidade de Tecnologia de Eindhoven demonstraram a conexão de rede de fibra ótica mais rÁpida do mundo, capaz de transferir 255 terabits de informação por segundo, o equivalente a 31 terabytes a cada segundo.

Para ter um exemplo, o NetFlix jÁ afirmou que 50Mbps é uma largura de banda segura para transmitir um vídeo em 4K. Baseando-se neste valor, esta conexão seria capaz de segurar a execução de 5.100.000 vídeos em UltraHD, simultaneamente - quem não aguentaria o tranco seria o NetFlix. De acordo com um relatório da Cisco, esta banda estaria próximo de todos os dados movimentados na Internet, hoje, em seus horÁrios de pico.

Para conseguir este feito, os pesquisadores utilizaram uma nova tecnologia chamada multi-core fiber, em oposição ao atual single-mode. De forma bastante simplificada, dÁ para entender da seguinte forma: cada cabo era capaz de transmitir os dados através de "um tipo de luz", através da Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM), que amplia para 50 a quantidade de frequências de luz capazes de passar pelo mesmo fio de fibra. Além do WDM, os pesquisadores conseguiram alinhar sete fibras organizada em forma de hexÁgono, com seus centros afastados apenas 50 Âµm (0,05 milímetros).

- Continua após a publicidade -

Apesar do potencial de revolucionar a velocidade da internet, é bom não ter pressa: vai ser preciso um bom tempo para substituir todos os cabos para podermos aproveitar esta nova tecnologia. Só em baixo de mares e oceanos são em torno de 800 mil quilômetros.

Via Techspot

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.