Como tirar o proveito máximo dos pen drives HyperX USB 3.0?

Em alguns casos, não adianta ter um pendrive ou outro tipo de dispositivo flash drive com grande velocidade - como a linha HyperX - se você não utilizar um software que "destrave" o desempenho mÁximo de suas portas USB 3.0. Toda placa-mãe é pré-programada para que suas portas USB não sejam utilizadas totalmente. Isso acontece para que as portas possam suportar dispositivos USB 2.0, que são mais lentos.

Para que o usuÁrio consiga o mÁximo desempenho, é necessÁrio que ele realize o download de um software específico do fabricante de sua placa-mãe - chamados de USB Attached SCSI Protocol (UASP) -, jÁ que cada empresa possui um protocolo diferente. Esses softwares fazem com que a placa-mãe realize comandos simultâneos, em vez de um único.

Placas-mãe da ASUS, por exemplo, utilizam o protocolo ASUS USB 3.0 Boost, que permite que o usuÁrio tenha três opções de modos de desempenho das portas: o BOT que é o normalcom menos desempenho; o Turbo, que aumenta em até 120% a velocidade de USBs 2.0 e 3.0; e o UASP, o mais veloz dos três, que alarga em até 167% o desempenho do flash drive USB 3.0.

JÁ os usuÁrios da AsRock devem baixar o XFast USB, software específico da empresa usado para acelerar o desempenho dos dispositivos USB instantaneamente. De acordo com a empresa, essa tecnologia consegue aumentar a velocidade em até cinco vezes dependendo a situação.

Cada fabricante de placa-mãe desenvolve seu software específico. Se sua placa não é de nenhuma empresa citada acima, é necessÁrio que você procure por esse aplicativo no site oficial do produto.

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.