Índice do Artigo

Notícias

Campanha no Kickstarter quer construir a hoverboard de "De Volta para o Futuro II"

Estamos quase em 2015, e por hora não vi sinal de carro doméstico algum decolar. Se quisermos que o mundo seja minimamente parecido com o que Marty McFly encontra em “De Volta Para o Futuro II”, hÁ muita coisa a ser desenvolvida. Se a ciência não e mexe, sempre podemos contar com Kickstarter para transformar elementos da ficção em algo real.

A campanha “Hendo Hoverboards” quer tornar real o “skate voador” icônico que aparece no segundo filme de uma das séries mais marcantes dos anos “80 quase 90”. Para isso, utilizam uma tecnologia chamada levitação magnética, uma técnica em que um objeto é colocado no ar através apenas de campos magnéticos. Isto não é algo totalmente inovador, jÁ que o Transrapid, uma linha de monocarril ultrarrÁpida da Alemanha jÁ usa este princípio – e a patente de seu funcionamento é de 1934. 

O desafio que a equipe do Hendo tem pela frente é outro: estabilizar o objeto no ar. Simplificando o teorema de Earnshaw, objetos magnetizados não podem ser mantidos de forma estÁvel somente através de campos magnéticos. Isto significa que, até o momento, o skate voador é possível, mas parar em pé em cima dele é outra história. Quem jÁ brincou com ímãs jÁ deve ter visto o processo: você consegue fazer um empurrar ou outro mas, inevitavelmente, os dois acabam escapando e grudando um no outro. Agora imagine isto sem você segurando firme para estabilizÁ-lo. 

Quem jÁ viu vídeos de objetos “paralizados” no ar através da levitação por magnetismo sabe que tem um jeito de se contornar este problema. Supercondutores ficam estÁveis, como pode ser visto neste link aqui. O problema aqui é outro: supercondutores só funcionam em temperaturas baixíssimas. Funciona, mas você vai precisar manter a hoverboard gelada derramando nitrogênio líquido de tempos em tempos, algo que custa mais em dinheiro do que em coordenação motora.

Para solucionar o desafio, a equipe do Hendo estÁ desenvolvendo Magnetic Field Architecture (MFA), algo que foca os campos magnéticos de forma mais eficiente e que promete alcançar o equilíbrio entre os dois magnetos. Se a equipe conseguir este feito, esta tecnologia irÁ muito além de realizar um sonho dos fãs do filme, e aplicar este princípio em diversos outros campos de pesquisa pode mudar muitas outras Áreas, como transportes coletivos, saúde, etc.

Com é praxe no Kickstarter, de acordo com sua contribuição, você recebe diferentes “mimos”. A partir dos US$ 299, você ganha o kit bÁsico com o mecanismo para fazer algum pertence seu (pequeno) flutuar. Com mil dólares, jÁ deixam você “brincar” com um modelo e também ganha um suco e um um lanchinho. O sonho do skate voador próprio se realiza ao doar 10 mil dólares, e aí é só ficar na expectativa que desta vez não seja um hoax.

O evento de lançamento e envio dos primeiros hoverboards estÁ agendado para 21 de outubro de 2015, bem em tempo para a chegada de Marty McFly em “De Volta para o Futuro II”, o que é claro que não se trata de uma coincidência. Quanto ao restante do mundo de 2015, segundo o longa metragem, temos a Nike que até fez o tênis, mas não sei o qual vai ser o nível de decepção de McFly ao descobrir que ele não se “auto-amarra”

Fonte Kickstarter

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções