O futuro chegou: instalaram Windows 95 em um smartwatch

Isto é para todos que ainda não sabem para que serve um smartwatch. Um garoto de 16 anos conseguiu instalar, via gambiarra, o Windows 95 em um dispositivo com Android Wear. A façanha foi feita em um Samsung Gear Live, e precisou envolver alguns emuladores ao longo do caminho.

Para colocar o saudoso sistema, Corbin Dabenport usou o emulador do sistema DOS aDosBox e, dentro dele instalar o Windows 95. Dabenport conseguiu isto porque esta versão do sistema é iniciada a partir do ainda mais saudoso MS-DOS, e o Windows (em sua versão para usuÁrios domésticos) só se tornaria um sistema independente do OS da tela preta nos anos 2000, quando versões baseadas no Windows NT chegaram. Hoje, quando você abre o prompt de comando, temos o DOS sendo "rodado" dentro do Windows, e não mais o contrÁrio.

De acordo com Dabenport, foi preciso usar este app como emulador porque outros aplicativos mais eficientes e rÁpidos travavam. Ao tentar abrir alguns aplicativos, o "retrowatch" mostra uma série de mensagens indicando problemas como falta de memória, o que deve ser causado por falhas no emulador. Afinal, o Windows 95 requer um sistema com 4GB 4MB de RAM (8MB é o recomendÁvel) e todos os 40GB 40MB de armazenamento, sendo que o Gear Live possui 512MB e 4GB, respectivamente. Ficou só devendo na tela: o smartwatch possui resolução 320 x 320, enquanto o Windows pede abusivos 640 x 480.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.