Por que minhas memórias não atingem o desempenho máximo?

Esse é um dos problemas mais relatados aos atendimentos técnicos das empresas de tecnologia que produzem memórias RAM. São muitos casos que podem resultar em módulos de memória trabalhando com desempenho menor do que o esperado. Listamos aqui os cinco principais: 

A memória estÁ configurada com clock mÁximo suportado?
Pode ser que as memórias não estejam trabalhando com seu clock mÁximo, jÁ que, dependendo do modelo das memórias e da placa-mãe instalada, a configuração necessÁria para tirar proveito da velocidade mÁxima do kit deve ser feita manualmente na bios do sistema. UsuÁrios de memórias HyperX FURY não possuem esse problema, uma vez que elas possuem a tecnologia exclusiva Plug n Play, que faz os módulos trabalharem no clock mÁximo suportado pela placa-mãe e pelas memórias.

Sua placa-mãe suporta o clock mÁximo do kit de memórias instalado?
Dependendo do modelo da placa-mãe, pode existir limitação do clock de memórias; dessa forma, se utilizar um kit mais rÁpido do que o suportado pela placa-mãe, a mesma realizarÁ automaticamente o que se chama de downclock, fazendo as memórias trabalharem em um clock mais baixo do que poderia, visando se adaptar ao sistema. Para verificar qual o clock mÁximo suportado pela sua placa-mãe, confira no manual da própria placa ou em seu site oficial.

Sua memória estÁ em "dual channel"?
A grande maioria das placas-mãe possui quatro slots de memórias, apesar dos modelos de alto desempenho chegarem a oito slots e de modelos compactos possuírem apenas dois slots. Quando se trata de uma placa-mãe com quatro slots e um kit com dois módulos, é necessÁrio verificar a disposição correta para a instalação dos módulos, caso contrÁrio, os dois podem trabalhar em "single channel" e seu desempenho serÁ diretamente afetado, ficando bem abaixo do que quando instalado corretamente em dual channel. Para realizar o multi-channel, o usuÁrio deve encaixar os módulos nos slots de mesma cor, como você pode conferir no nosso artigo sobre canais de memórias.

Seu módulo estÁ encaixado corretamente?
Um dos problemas mais bÁsicos estÁ relacionado ao encaixe correto das memórias. Em muitos casos, quando instalado mais de um módulo, um dos dois pode ter se desencaixado e consequentemente o computador vai funcionar com quantidade inferior de memórias, podendo afetar o desempenho do sistema. Essa situação pode ocorrer a qualquer momento: um esbarrão no gabinete ou uma instalação desatenciosa podem causar esse desencaixe, por exemplo.

- Continua após a publicidade -

Seus módulos são idênticos, tanto em marca como em clock?
Quando o computador começa a ficar lento, dependendo de sua configuração, ao invés de trocar ele por completo, partimos para o upgrade de alguns componentes. Um erro muito recorrente acontece ao comprar mais memórias em vez de trocar os módulos. Se o usuÁrio optar por manter o(s) módulo(s) jÁ instalado(s) e comprar um novo kit diferente do original, pode acontecer do sistema não gerenciar a velocidade de todos os módulos de forma correta, influenciando o desempenho. Para evitar instabilidade, por lógica o sistema vai utilizar o clock do módulo mais baixo. A dica é sempre optar por módulos idênticos e, dependendo da disponibilidade, optar por um upgrade completo sem utilizar o kit mais antigo.

Se a sua memória continuar a trabalhar com um desempenho menor que o esperado, mesmo depois de verificar as situações acima, entre em contato com o suporte técnico da empresa responsÁvel.  

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.