Google já recebeu mais de meio bilhão de pedidos para remover "resultados piratas de busca"

O Relatório de Transparência mais recente da Google mostra um aumento surpreendente dos pedidos de remoção de conteúdo com base em direitos autorais nos últimos anos. No total, desde que a gigante das buscas começou a contar, jÁ foram aproximadamente 500 milhões de pedidos, segundo o Torrent Freak.

Desses pedidos, 30 milhões foram feitos só no mês passado. Encabeçando a lista de domínios específicos que recebem pedidos de remoção estÁ o Rapidgator.net, com mais de 738 mil URLs questionadas. Na lista dos "mais requisitados" também aparece o Uploaded.net em terceiro e o 4shared.com, em quarto.

O grÁfico acima mostra um salto incrível na frequência de pedidos de remoção de conteúdo. Ao término de 2008, a Google não chegava nas centenas em todo o ano, mas, agora, é quase um milhão de pedidos por dia. A indústria de música britânica BPI é dona de mais de 5 milhões de URLs e encabeça a lista de empresas que pedem a remoção de resultados de pesquisa.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.