Desenvolvedor se passa por youtuber pra mostrar como é fácil conseguir keys de jogos

Leszek Lisowski, um desenvolvedor de games da Polônia, decidiu conscientizar seus colegas de trabalho sobre pessoas agindo de mÁ fé para conseguir keys de jogos na Steam. Lisowski, então, mandou diversos e-mails fingindo ser um youtuber e pedindo games para testar. Em apenas três horas ele conseguiu 16 chaves para 15 jogos, valendo um somatório, segundo ele, de US$400 (R$990).

O desenvolvedor é dono do estúdio Wastelands Interactive e decidiu realizar o "experimento" depois dele mesmo sofrer algo parecido. Ele descobriu uma key à venda para seu jogo Worlds of Magic, ainda em desenvolvimento, sem autorização. Ao comprar a chave, ele percebeu que era uma das que seu estúdio entregou para youtubers. "Inicialmente eu pensei que o cara tinha pegado três chaves, ficou com uma e vendeu as outras duas, mas depois eu verifiquei e ficou claro que o cara recebeu apenas uma chave. Demorou um tempo antes de eu perceber o que estava acontecendo."  Lisowski continuou, então, averiguando mais a fundo as chaves que seu estúdio distribuiu e concluiu que pelo menos 70% delas foi recebida com falso pretenso, "roubadas", como ele diz.

A intenção do desenvolvedor é incentivar seus colegas a verificarem os dados de quem pede as chaves para os jogos antes de entregÁ-las. "Se eu tivesse perdido mais tempo fazendo minha identidade parecer mais acreditÁvel, ou apenas mandado mais mensagens, estou seguro que essa taxa (de chaves recebidas) teria sido mais elevada. Entretanto, com apenas uma mensagem, 25% dos desenvolvedores foram roubados". 

Agora, Lisowski é mais rígido na verificação de contas dos youtubers que lhe pedem por códigos de games. Segundo ele, de 20 outros pedidos por chaves, apenas 2 conseguiram confirmar que realmente têm canais no Youtube. Via GameSpot

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.