Índice do Artigo

Internet

Desenvolvedor se passa por youtuber pra mostrar como é fácil conseguir keys de jogos

Leszek Lisowski, um desenvolvedor de games da Polônia, decidiu conscientizar seus colegas de trabalho sobre pessoas agindo de mÁ fé para conseguir keys de jogos na Steam. Lisowski, então, mandou diversos e-mails fingindo ser um youtuber e pedindo games para testar. Em apenas três horas ele conseguiu 16 chaves para 15 jogos, valendo um somatório, segundo ele, de US$400 (R$990).

O desenvolvedor é dono do estúdio Wastelands Interactive e decidiu realizar o “experimento” depois dele mesmo sofrer algo parecido. Ele descobriu uma key à venda para seu jogo Worlds of Magic, ainda em desenvolvimento, sem autorização. Ao comprar a chave, ele percebeu que era uma das que seu estúdio entregou para youtubers. “Inicialmente eu pensei que o cara tinha pegado três chaves, ficou com uma e vendeu as outras duas, mas depois eu verifiquei e ficou claro que o cara recebeu apenas uma chave. Demorou um tempo antes de eu perceber o que estava acontecendo.”  Lisowski continuou, então, averiguando mais a fundo as chaves que seu estúdio distribuiu e concluiu que pelo menos 70% delas foi recebida com falso pretenso, “roubadas”, como ele diz.

A intenção do desenvolvedor é incentivar seus colegas a verificarem os dados de quem pede as chaves para os jogos antes de entregÁ-las. “Se eu tivesse perdido mais tempo fazendo minha identidade parecer mais acreditÁvel, ou apenas mandado mais mensagens, estou seguro que essa taxa (de chaves recebidas) teria sido mais elevada. Entretanto, com apenas uma mensagem, 25% dos desenvolvedores foram roubados”. 

Agora, Lisowski é mais rígido na verificação de contas dos youtubers que lhe pedem por códigos de games. Segundo ele, de 20 outros pedidos por chaves, apenas 2 conseguiram confirmar que realmente têm canais no Youtube. Via GameSpot

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções