O que é latência CAS?

A latência CAS é uma das especificações mais importantes em uma memória RAM. Ela indica a quantidade de pulsos de clock que o módulo leva para iniciar as transferências de dados. Além disso, também jÁ foi dito que a latência é medida por quatro números separados por hífen e que, quanto menores eles forem, mais eficiente serÁ a memória.

Latência CAS é determinada pelo primeiro número da sequência (ou o número que vem depois do CL) e significa a quantidade de ciclos que o sistema terÁ que esperar para obter um resultado. As memórias HyperX Fury DDR3 com CL9, por exemplo, levam nove ciclos para conseguir ler os dados.

Mas quanto demora cada pulso de clock? Depende da frequência da memória. Enquanto memórias DDR3, que possuem clock mÁximo de 3000MHz, levam 0,667 nanossegundos para realizar um ciclo, as memórias DDR3 com clock mÁximo de 2133MHz demoram 0,938 nanossegundos. Ou seja, quanto maior a frequência mÁxima do módulo, menos tempo ele demorarÁ em realizar os ciclos.

Sendo assim, mesmo que as memórias DDR2 possuam timings menores do que as DDR3, elas ainda são mais lentas, graças ao seu tempo de ciclo duas ou três vezes maior - os modelos mais rÁpidos de memórias DDR2 levam em torno de 1.9ns para realizar um único ciclo). 

Para saber mais sobre os timings de memória, fique ligado aqui. Logo mais, vamos postar um artigo detalhando todos eles. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Luiz Kizima Junior

    Luiz Kizima Junior

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.