Qual a diferença de tempo de loading entre um PC com SSD e um com HDD?

Como jÁ foi dito no artigo anterior sobre as vantagens de um SSD para o público gamer, as unidades de estado sólido ajudam a diminuir quantidade de gargalos grÁficos e, principalmente, o tempo de carregamento dos jogos e texturas. Para ilustrar a melhoria que um SSD HyperX Fury traz ao seu sistema, realizamos um teste comparativo de desempenho com o game "Crysis":

É possível perceber, então, que o SSD HyperX Fury de 240GB faz o carregamento do jogo em um tempo 40% menor do que um HDD baseado em SATA 3.0 - uma das conexões que proporcionam maior velocidade na troca de dados de um HDD. Logo, se tivéssemos usado discos rígidos com conexão baseada em SATA 2.0 ou anteriores, a diferença seria ainda maior. 

Vale lembrar também que, quanto mais o jogo for executado, menor serÁ o tempo de carregamento. Isso acontece porque o SSD possui uma capacidade de cachê bem maior do que os HDDs.

Além da melhoria de desempenho na hora de realizar os loadings, um SSD ainda diminui o tempo de inicialização do sistema, gasta menos energia do que um HDD, produz menos calor e barulho e ainda são mais portÁteis do que as unidades de disco rígido.

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.