Comissão Europeia processa a Apple por burlar auxílios fiscais na Irlanda

A Apple estÁ sendo acusada pela Comissão Europeia de estar burlando o pagamento de impostos na Irlanda. De acordo com o processo, que usou a reportarem do The Guardian como fonte, a empresa de tecnologia não estÁ pagando seus auxílios fiscais de 12,5%; em vez disso, estÁ pagando apenas 2%, graças a um acordo especial com o governo irlandês.

A Irlanda jÁ é bem conhecida no mundo coorporativo por oferecer uma taxa pequena às empresas instaladas em seu território. Porém o valor não é legalmente negociÁvel: todas as empresas devem pagar a mesma quantia. Se conseguirem provar que a Apple estÁ mesmo recebendo um tratamento diferente do governo irlandês, ela deverÁ pagar toda a quantia restante (ou entrar em uma disputa judicial demorada com a Comissão Europeia).

A Europa e os Estados Unidos vêm investigando cada vez mais casos de desvio de taxas pelas companhias multinacionais. Como a Irlanda é um "paraíso fiscal", tendo sedes de grandes empresas como o Facebook, a Amazon e o PayPal, o foco estÁ no país.

Não é um tempo bom para a Apple, que estÁ recebendo diversas críticas negativas com seus iPhones 6, iPhones 6 Plus e iWatch - como o caso do Bendgate - e também o apelidado The Fappening, que foi o vazamento de fotos nuas de celebridades que estavam armazenadas na iCloud.

Via Neowin

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.