O que é single-channel, dual-channel, triple-channel e quad-channel das memórias?

As memórias RAM possuem uma tecnologia chamada arquitetura multi-channel, que consegue aumentar a taxa de transferência entre o módulo e o seu controlador ao adicionar canais de comunicação entre eles (channels). Hoje, é possível encontrar placas que suportem esse tipo de tecnologia, principalmente o dual-channel e o quad-channel.

Assim como o nome jÁ indica, dual-channel é quando as memórias se comunicam com a CPU através de dois canais simultâneos; enquanto o triple-channel amplia a conectividade para três canais de conexão, e assim por diante. A tecnologia mais avançada disponível no mercado é a quad-channel, disponível desde o lançamento da série Magny-Cours Opteron 6100 da AMD em 2010.

A arquitetura multi-channel é muito recomendada em sistemas com vídeo integrado, onde é possível ver uma melhoria muito significante no desempenho - como foi mostrado no nosso artigo comparativo entre single-channel e dual-channel. Quanto maior a quantidade de canais, maior serÁ a velocidade de transferência das memórias, algo que irÁ impactar positivamente na performance geral do computador.

Como realizar o multi-channel 
Para conseguir utilizar essa tecnologia, o usuÁrio, antes de mais nada, deve possuir uma placa-mãe com o suporte e módulos de memórias idênticos, tanto em marca como em frequência e capacidade - é impossível realizar multi-channel com memórias atuando em especificações diferentes. Depois, o usuÁrio deve conectar as memórias nas entradas de mesma cor.

- Continua após a publicidade -

Para verificar se os módulos foram conectados em multi-channel da maneira correta, é só entrar no POST - tela preta inicial que aparece logo depois de ligar o computador - e procurar as palavras "dual-channel", "triple-channel" ou "quad-channel". É possível verificar também pelo aplicativo CPU-Z, que pode ser baixado gratuitamente através deste link.

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.