Intel e Autofind desenvolvem sistema de identificação eletrônica de veículos

A Intel exibiu durante o Intel Inovation Week a plataforma BTag, um  identificador eletrônico para carros desenvolvido em conjunto com a AutoFind, uma empresa brasileira especializada em sistemas de transporte. A tecnologia funciona baseada na plataforma WISP (Wireles Identification and Sensing Plataform), e opera través de um transmissor preso no para-brisas do carro.

Através de estações de transmissão, o carro pode ser rapidamente identificado, sendo que o BTag traz informações de identificação do veículo, como a placa, de forma instantânea. O sistema jÁ foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), e estÁ sendo testada no uso de pedÁgios eletrônicos em concessionÁrias de rodovias.

A proposta deste sistema é agilizar vÁrias ações, além dos pedÁgios. Em 2011, a Intel lançou em parceria com a Petrobras um posto modelo, o Posto do Futuro, onde os serviços são customizados de acordo com o cliente. Este conceito pode ser combinado a identificação do BTag, para tornar a experiência no abastecimento e na loja de conveniência mais direcionada a cada consumidor.

- Continua após a publicidade -
Sistema leitor do BTag 

 

Além da proposta de investir em nosso país nos próximos anos, a Intel também vê outro motivo para desenvolver esta tecnologia no Brasil. "O brasileiro é entusiasta de tecnologia, e incorpora inovações de forma muito rÁpida", Fernando Martins, Diretor Executivo da Intel Brasil. "Mais de 80% dos brasileiros afirmaram que utilizariam este tipo de tecnologia, se ela trouxer mais eficiência e comodidade no trânsito. Nos Estados Unidos, esta taxa estÁ na casa dos 40%". De acordo com a Intel, as questões que mais preocupam os usuÁrios, em relação ao uso de tecnologias como o BTag, estÁ o monitoramento muito facilitado por parte governamental, porém, para a maioria dos brasileiros, este inconveniente é compensado pela melhor agilidade e praticidade no cotidiano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.