Quantas vezes o PS4 e o Xbox One ficam mais rápido com um SSD?

As vantagens em velocidade de uma mÁquina PC gamer equipada com um SSD jÁ são bem conhecidas. Mas você sabia que os consoles, tanto da geração passada quanto da nova geração, também recebem um aumento em seu desempenho? Tempos de instalação de games e aplicativos, tempo de boot da plataforma e também os loadings das fases podem diminuir consideravelmente.

Além disso, games como "Skyrim" - que possui uma grande quantidade de texturas pré-carregadas - também recebem um aumento na qualidade grÁfica quando um SSD é instalado. Isso acontece porque alguns jogos jÁ estão conseguindo identificar se uma unidade de estado sólido estÁ equipada. Essa melhoria ocorre porque os HDs não conseguem carregar rapidamente as texturas; então, o sistema usa temporariamente texturas de menor qualidade, as "fillers", para dar tempo até que o arquivo com maior qualidade seja carregado. Ao perceber que a unidade de armazenamento é mais Ágil, o sistema dispensa esta etapa e desde o princípio carrega a textura de maior resolução.

A troca de um HDD por um SSD no PS4 é bem fÁcil e pode ser feita por qualquer um sem violar a garantia do aparelho. Para realizar a atualização, é necessÁrio que o usuÁrio tenha um pendrive de pelo menos 1GB livre no formato FAT32 - de preferência com uma alto desempenho como a linha da HyperX - e conexão com a internet para baixar o arquivo de instalação do software do sistema (encontrado no site oficial da Sony). Para conferir a troca completa e suas melhorias, assista ao vídeo abaixo:

JÁ a troca no Xbox One é um pouco mais complicada. Além de ser mais complexo do que a do PS4, a Microsoft ainda não provém suporte oficial, ou seja, se der errado, a garantia não cobre. Além disso, o usuÁrio precisarÁ recorrer ao sistema operacional Linux para fazer parte do procedimento. Se você quiser tentar a sorte na plataforma da Microsoft, o vídeo abaixo mostra o passo a passo:

- Continua após a publicidade -

Tags
ssd
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.