O que é Eletrostatic Discharge (ESD)?

Eletrostatic Discharge (ESD) é, como o próprio nome jÁ diz, uma descarga de energia estÁtica acumulada de um corpo em outro - como acontece quando uma pessoa esfrega o pé no tapete e encosta em outra pessoa, gerando um pequeno choque elétrico. Porém, o que muita gente não sabe, é que essa descarga não é tão inofensiva quanto ela parece. Esse "pequeno choque" pode acabar com memórias topo de linha.

O usuÁrio pode até não sentir a descarga de energia entre suas mãos e o equipamento eletrônico, mas, se ele estiver carregado de energia estÁtica, tecnologias como microchips e micropontos de metal podem acabar queimando. Por mais raro que isso aconteça, não custa tomar algumas precauções, porque algumas garantias podem não cobrir esse tipo de dano no equipamento. 

A ESD é prevenida durante todo o processo de venda de peças de computador, desde a sua produção (Áreas de proteção eletrostÁtica (ESA) nas fÁbricas) até a sua distribuição - os materiais das caixas são designados para serem menos friccionais e carregarem menos energia estÁtica. Entretanto, muitas pessoas não conhecem esse fenômeno e acabam correndo o risco de queimarem o seu equipamento antes mesmo de o terem conectado na tomada. 

Destacamos abaixo as principais precauções que o usuÁrio deve tomar antes de começar a manusear sua mÁquina para que as chances de uma Eletrostatic Discharge sejam quase nulas:
- Montar o computador de pé, pois cadeiras geram mais eletricidade eletrostÁtica;
- Certifique-se de que tudo seja removido da parte traseira do computador (fios, principalmente);
- Não manuseie equipamento elétrico com roupas de lã;
- Evite montar um computador enquanto estiver chovendo;
- Áreas fechadas com fluxo de ar artificial (ventilador ou ar condicionado) carregam muita energia estÁtica; então, mexa em seu equipamento eletrônico numa sala arejada;
- Evite tapetes;
- E, para ter certeza absoluta, não utilize acessórios metÁlicos como relógios, pulseiras e colares enquanto montar seu PC.

Para saber mais sobre a Eletrostatic Discharge e como se prevenir dela, acesse o site da Associação da Descarga EletrostÁtica (ESDA)

Tags
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.