Índice do Artigo

Hardware

O que é Eletrostatic Discharge (ESD)?

Eletrostatic Discharge (ESD) é, como o próprio nome jÁ diz, uma descarga de energia estÁtica acumulada de um corpo em outro – como acontece quando uma pessoa esfrega o pé no tapete e encosta em outra pessoa, gerando um pequeno choque elétrico. Porém, o que muita gente não sabe, é que essa descarga não é tão inofensiva quanto ela parece. Esse “pequeno choque” pode acabar com memórias topo de linha.

O usuÁrio pode até não sentir a descarga de energia entre suas mãos e o equipamento eletrônico, mas, se ele estiver carregado de energia estÁtica, tecnologias como microchips e micropontos de metal podem acabar queimando. Por mais raro que isso aconteça, não custa tomar algumas precauções, porque algumas garantias podem não cobrir esse tipo de dano no equipamento. 

A ESD é prevenida durante todo o processo de venda de peças de computador, desde a sua produção (Áreas de proteção eletrostÁtica (ESA) nas fÁbricas) até a sua distribuição – os materiais das caixas são designados para serem menos friccionais e carregarem menos energia estÁtica. Entretanto, muitas pessoas não conhecem esse fenômeno e acabam correndo o risco de queimarem o seu equipamento antes mesmo de o terem conectado na tomada. 

Destacamos abaixo as principais precauções que o usuÁrio deve tomar antes de começar a manusear sua mÁquina para que as chances de uma Eletrostatic Discharge sejam quase nulas:
– Montar o computador de pé, pois cadeiras geram mais eletricidade eletrostÁtica;
– Certifique-se de que tudo seja removido da parte traseira do computador (fios, principalmente);
– Não manuseie equipamento elétrico com roupas de lã;
– Evite montar um computador enquanto estiver chovendo;
– Áreas fechadas com fluxo de ar artificial (ventilador ou ar condicionado) carregam muita energia estÁtica; então, mexa em seu equipamento eletrônico numa sala arejada;
– Evite tapetes;
– E, para ter certeza absoluta, não utilize acessórios metÁlicos como relógios, pulseiras e colares enquanto montar seu PC.

Para saber mais sobre a Eletrostatic Discharge e como se prevenir dela, acesse o site da Associação da Descarga EletrostÁtica (ESDA)

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções